Em 7 de abril se comemora o Dia Mundial da Saúde, essa celebração marca o aniversário da fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que foi criada em 1948, e desde então vem lutando para que todos tenham acesso à saúde e bem-estar.
A cada ano a OMS foca em uma pauta relevante de saúde pública para ser o destaque da campanha global, com o objetivo de chamar atenção do mundo e concentrá-los em um dos problemas que afetam a saúde da população. Assim, é possível que as autoridades de todo o mundo estejam unidas em favor da saúde, e consigam focar os esforços e conscientizar a população.
A relação da saúde com a nutrição é conhecida há anos, como dizia o sábio Hipócrates “Dos alimentos farás a tua medicina”. Devido essa importância, os órgãos de saúde sempre reforçam o impacto de uma alimentação saudável para a prevenção de doenças e longevidade saudável.
Uma alimentação adequada deve começar desde cedo, a OMS orienta que os bebês sejam alimentados exclusivamente com leite materno até os 6 meses, após isso deve-se iniciar a introdução alimentar, junto da amamentação até os 2 anos de idade.
Outra ferramenta importante para a conscientização da população sobre alimentação saudável, é o Guia Alimentar para a população brasileira, ele foi elaborado com foco na nossa população e contém orientações de como ter uma alimentação mais saudável, considerando nossa cultura múltipla. No guia é possível encontrar os 10 passos para uma alimentação saudável, que são:
- Ter como base da alimentação alimentos in natura e minimamente processados;
- Utilizar óleos, sal e açúcar com moderação no preparo de receitas;
- Evitar o consumo de processados;
- Evitar o consumo de ultraprocessados;
- Crie hábitos com suas refeições, sempre nos mesmos horários e em ambientes apropriados;
- Opte por mercados e feiras que tenham variedade de alimentos naturais;
- Desenvolver e partilhar suas habilidades culinárias;
- Gerir bem o tempo para dar a alimentação o foco que merece;
- Quando for comer fora de casa, preferir comidas feitas na hora;
- Ser crítico com comerciais e propagandas sobre alimentação.
Com base nesses passos e nas orientações do seu nutricionista é possível ter uma alimentação mais adequada e consequentemente viver com mais saúde.
Fonte: Vanessa Rocha – Nutricionista da Rede Mundo Verde.
Vanessa Rocha é nutricionista registrada CRN-3 66691, formada pela universidade São Judas, especialista em Comportamento alimentar, pós-graduanda em Nutrição clínica e esportiva e em Saúde pública.
Atua no departamento de nutrição do MV, onde é responsável por treinamentos internos e elaboração de conteúdos científicos.
Referências:
OPAS/OMS. Dia Mundial da Saúde 2023 – Saúde para todos, 2023. Disponível em: https://www.paho.org/pt/campaigns/world-health-day-2023-health-for-all.
BVS Ministério da Saúde. 31 de março – Dia da Saúde e da Nutrição, 2023. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/31-de-marco-dia-da-saude-e-da-nutricao/.
OPAS/OMS. Alimentação saudável, 2023. Disponível em: https://www.paho.org/pt/topicos/alimentacao-saudavel.
Ministério da saúde. Guia Alimentar para a população brasileira, 2014. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf.