Iogurte: cientistas afirmam que consumo diário pode prolongar a vida Ouvir 25 de fevereiro de 2025 Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade do Centro-Sul da China sugere que o consumo de 50 g de iogurte natural ou desnatado pode reduzir o risco de morte prematura em quase 20%. A quantidade é equivalente a cerca de um terço do potinho comum de iogurte vendido nas prateleiras brasileiras. De acordo com os cientistas, isso acontece devido às bactérias naturais do alimento. Elas podem trazer efeitos benéficos ao intestino e isso explicaria o efeito protetor para a saúde. Leia também Gastronomia Aprenda receita de iogurte natural sem lactose que regula o intestino Gastronomia Pavê de manga com iogurte: faça já a receita cremosa e refrescante Claudia Meireles Adicionar este alimento ao iogurte pode melhorar a saúde do intestino Claudia Meireles Iogurte ou kefir? Saiba qual alimento agrega mais benefícios à saúde “Essas novas descobertas têm importância clínica e de saúde pública ao fornecer evidências para o consumo moderado de iogurte como um elemento de uma dieta saudável na manutenção da saúde geral”, escreveram os pesquisadores no artigo publicado em janeiro na revista científica Journal of Global Health. Benefícios do iogurte O iogurte já é conhecido por trazer uma série de vantagens para quem o consome: Teor interessante de proteínas: possui cerca de seis gramas por porção. Auxilia no controle de peso: por ser um alimento proteico, ajuda na manutenção da saciedade. Melhora a saúde do intestino: por conter probióticos vivos na composição, ajuda na digestão e absorção de nutrientes. Como foi realizado o estudo A pesquisa foi feita no Reino Unido e analisou a dieta e saúde de 186.168 participantes. Desses, 46% consumiam iogurte. O desnatado foi o mais popular entre os voluntários, seguido pelo natural — algumas pessoas consumiam os dois tipos regularmente. Ao final do experimento, os cientistas descobriram que aqueles que comiam até 50 g de iogurte natural e 100 g de por dia de iogurte desnatado tinham 18% menos probabilidade de morrer prematuramente. Iogurte pode ser considerado um alimento aliado para uma maior expectativa de vida Por outro lado, as pessoas que não tinham o alimento como parte da dieta eram mais propensas a desenvolver doenças como diabetes ou relatar o aparecimento de colesterol alto e hipertensão. Esse grupo também consumia bebidas alcoólicas com maior frequência. Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Transplantes de cérebro são possíveis? Veja como funcionaria 6 de abril de 2024 O neurocirurgião Sergio Canavero anunciou em 2015 que em breve poderá ser capaz de realizar o primeiro procedimento de transplante de cabeça humana do mundo. Isso significaria que seria possível remover a cabeça de alguém e enxertá-la no pescoço e nos ombros de outra pessoa. Até o momento, isso só… Read More
Cardiologista alerta: infarto feminino pode ocorrer sem dor no peito 3 de março de 2026 Maioria dos casos em brasileiras apresenta sintomas atípicos. Especialistas alertam para atraso no diagnóstico e importância de saber sinais Read More
Saiba o que são alimentos ultraprocessados e como diferenciar 28 de dezembro de 2024 Uma alimentação saudável é fundamental para preservar a saúde e manter o peso sob controle. No entanto, em um mundo repleto de alimentos ultraprocessados, evitar a chamada junk food pode se tornar um grande desafio. O primeiro passo para uma dieta equilibrada é aprender a identificar os alimentos ultraprocessados. Com… Read More