SUS terá atendimento odontológico gratuito a vítimas de violência Ouvir 4 de abril de 2025 O governo federal incluiu o programa de reconstrução dentária para mulheres vítimas de violência doméstica na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da sanção do PL nº 4.440/2024, feita pelo presidente Lula (PT) nessa quinta-feira (5/4). A iniciativa visa oferecer tratamento odontológico gratuito para vítimas de agressão. Leia também Saúde Lentes de contato dentais causam mau hálito? Dentistas esclarecem Saúde “Meu nariz ficou deformado”, diz mulher após rinoplastia com dentista Saúde Dentista explica a importância dos cuidados bucais na terceira idade Claudia Meireles Como identificar se tenho bruxismo? Dentista revela sinais de alerta A partir do programa, o SUS oferecerá próteses, implantes, restaurações e outros procedimentos com atendimento humanizado para mulheres em situação de vulnerabilidade. “A reconstrução dentária e o atendimento humanizado podem parecer detalhes, mas para essas mulheres significa um recomeço. Com os novos serviços, o SUS reafirma seu papel como um sistema de saúde que acolhe, protege e transforma vidas”, destaca o ministro da saúde Alexandre Padilha em comunicado à imprensa. A iniciativa é uma parceria de estados e municípios e pode contar com a ajuda de clínicas odontológicas particulares e universidades para ampliar a oferta do serviço. Medida visa recuperar autoestima de mulheres vítimas de violência doméstica Outro avanço importante é a criação das Salas Lilás, que são espaços dentro das unidades de saúde voltados para o acolhimento de mulheres vítimas de violência. Essas salas terão testes rápidos para ISTs, contracepção de emergência (pílula e DIU), kits de coleta de vestígios (em casos de violência sexual), insumos para tratamento de lesões, materiais informativos acessíveis, ficha de notificação compulsória e sistemas integrados de informação. A ampliação dos serviços busca reduzir os impactos da violência doméstica e oferecer suporte às vítimas, ajudando-as a recomeçar suas vidas. Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Notícias Felicidade tóxica? Como lidar com a pressão por alegria no fim do ano 6 de dezembro de 2025 O fim do ano costuma vir acompanhado de músicas festivas, propagandas coloridas e expectativas de celebração. Essa combinação cria a sensação de que todos deveriam encerrar dezembro em clima de euforia, felizes e exibindo conquistas. No entanto, nem todas as pessoas chegam a essa fase com energia emocional para corresponder… Read More
O que a ciência diz sobre suplementos de clorofila e colágeno? 15 de agosto de 2025 *O artigo foi escrito por Dan Baumgardt, professor sênior da Escola de Psicologia e Neurociência, da Universidade de Bristol, no Reino Unido, e publicado na plataforma The Conversation Brasil. Entre em qualquer loja de produtos naturais, navegue pelo TikTok ou percorra as prateleiras de sua loja de produtos de beleza favorita… Read More
Confira um superalimento que diminui a glicemia e reduz o colesterol 17 de maio de 2024 A semente de abóbora é considerada um superalimento devido aos benefícios que traz à saúde. Um estudo recente realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) mostrou que a farinha feita a partir do alimento ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e o colesterol. Publicada na… Read More