Dieta tradicional africana fortalece o sistema imunológico, diz estudo Ouvir 7 de abril de 2025 Um estudo publicado na revista Nature Medicine, na última quinta-feira (3/4), mostrou que a dieta tradicional do norte da Tanzânia, rica em vegetais, grãos, frutas e alimentos fermentados, pode ter efeitos positivos sobre o sistema imunológico e o metabolismo. A pesquisa observou que mudanças alimentares influenciam a saúde de forma rápida e, em alguns casos, duradoura. Pesquisadores do Centro Médico da Universidade Radboud, na Holanda, investigaram os efeitos da troca entre uma dieta considerada mais ocidentalizada — composta por itens como pão branco, salsichas, panquecas, ketchup e batatas fritas — por uma alimentação tradicional da região do Kilimanjaro. “Pesquisas anteriores se concentraram em outras dietas tradicionais, como a japonesa ou a mediterrânea. No entanto, há muito a aprender com as dietas africanas, especialmente agora, já que os hábitos em muitas regiões estão mudando rapidamente e as doenças relacionadas ao estilo de vida estão aumentando”, afirmou o infectologista Quirijn de Mast, responsável pelo estudo, em comunicado. Troca de dieta provocou alterações no sangue A pesquisa contou com a participação de 77 homens saudáveis que viviam em áreas urbanas ou rurais do norte da Tanzânia. Parte dos voluntários mantinha hábitos alimentares mais tradicionais, como o consumo de kiburu — prato feito com banana-da-terra verde cozida e feijão-fradinho — e uma bebida fermentada à base de banana e painço chamada mbege. Já os outros voluntários estavam mais acostumados à dieta ocidental, caracterizada por um alto consumo de carne, gorduras, açúcares e alimentos processados. Leia também Saúde Médicos esclarecem como a alimentação ajuda no sistema imunológico Saúde Você sabia? Esses 6 alimentos ajudam a fortalecer a imunidade Claudia Meireles Médico lista 11 alimentos para comer todo dia e aumentar a imunidade Vida & Estilo Saiba qual chá turbina o sistema imunológico e aumenta a longevidade Durante o estudo, os participantes trocaram suas dietas por duas semanas. Urbanos passaram a comer refeições típicas da zona rural e vice-versa. Em outro grupo, alguns homens continuaram com a alimentação ocidental, mas passaram a incluir a mbege na rotina por uma semana. A análise de amostras de sangue revelou que os participantes que passaram a consumir alimentos ultraprocessados apresentaram aumento de proteínas inflamatórias, sinais de desregulação metabólica e menor resposta imunológica a fungos e bactérias. Também houve um leve ganho de peso no grupo que adotou a dieta ocidental, o que pode ter contribuído para parte das alterações observadas. Efeitos positivos duraram até quatro semanas Já entre os voluntários que passaram a seguir a dieta tradicional africana, os resultados foram opostos. Houve aumento de marcadores anti-inflamatórios e melhora na resposta imunológica, especialmente nas células de defesa chamadas neutrófilos. Até mesmo quem apenas incluiu a bebida fermentada tradicional ao cardápio mostrou melhora na ativação das células de defesa. “O nosso estudo destaca os benefícios desses alimentos tradicionais para os processos inflamatórios e metabólicos do corpo. Ao mesmo tempo, mostramos o quão prejudicial pode ser uma dieta ocidental pouco saudável”, afirmou Mast. Os efeitos das mudanças alimentares foram detectáveis até quatro semanas após a intervenção, sugerindo que os benefícios podem ser duradouros. Com a crescente influência da alimentação ocidental em diferentes regiões da África e a mudança de hábitos entre pessoas que migram para países ocidentalizados, os pesquisadores alertam para a importância de preservar práticas alimentares tradicionais, que podem ter papel importante na saúde a longo prazo. Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Notícias Prazos para atendimento dificultam o tratamento da diabetes no Brasil 4 de novembro de 2024 Uma pesquisa brasileira inédita aponta que o tempo de espera para agendamento de consultas médicas é uma das maiores barreiras no tratamento do diabetes no Brasil. Segundo o levantamento intitulado Radar Nacional sobre Tratamento de Diabetes no Brasil, realizado pela consultoria Imagem Corporativa, 13% dos pacientes não recebem orientação regular… Read More
Notícias Cardiologistas explicam se temperatura do banho pode afetar o coração 7 de dezembro de 2025 Não é difícil encontrar na internet alegações de que o hábito de tomar banhos gelados traz inúmeros benefícios, como melhora da disposição, redução do estresse e até aumento da imunidade. No entanto, uma prática que parece inofensiva pode ser gatilho para desencadear problemas cardiovasculares, principalmente em pessoas que têm predisposição… Read More
Após gripe, mulher tem choque séptico e precisa amputar as pernas 10 de agosto de 2026 Denise viajou para um casamento e contraiu uma gripe que evoluiu para choque séptico. Após 30 dias em coma, precisou amputar as pernas Read More