Creatina causa pedra nos rins? Nutricionista explica Ouvir 23 de abril de 2025 A creatina se tornou um dos suplementos alimentares mais populares entre os praticantes de atividades físicas. Dentre os principais benefícios da creatina, estão o aumento de massa muscular e força no exercício físico. Mas algumas pessoas ainda têm dúvidas quanto ao seu uso. “As pessoas acreditam que tomar creatina pode causar pedras nos rins. Isso porque, depois de absorvida, ela resulta em uma substância chamada creatinina, excretada pelos rins. Porém, hoje não há nenhuma evidência científica que comprove que a creatina causa cálculo renal”, afirma a nutricionista Bruna Lima, do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Leia também Saúde Creatina deixa inchado? Saiba como o suplemento age nos músculos Saúde Creatina: veja em quanto tempo o suplemento alimentar faz efeito Saúde Creatina: saiba quais são os efeitos do suplemento para o corpo Saúde Creatina: o suplemento alimentar é só para quem treina pesado? Uso da creatina De acordo com a especialista, a creatina pode ser consumida pela população em geral desde que seja prescrita e acompanhada por um profissional da área da saúde. Além do acompanhamento do consumo de creatina com um especialista, pessoas com doenças renais pré-existentes ou risco de problemas renais ganham atenção especial na hora do consumo desse suplemento. “Quem tem cálculo renal pode tomar creatina e em outros a suplementação não é recomendada. Portanto, pessoas com histórico de doenças renais ou aqueles que fazem uso de medicamentos, que afetam a função renal devem consultar um médico antes de consumir creatina”, detalha Bruna. Leia a notícia completa no portal SportLife, parceiro do Metrópoles. Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Cientistas revelam lanche que pode reduzir o risco de câncer de cólon 2 de maio de 2025 Um novo estudo realizado por cientistas da Universidade de Connecticut sugere que a inclusão regular de nozes na alimentação pode reduzir significativamente o risco de câncer colorretal. A pesquisa, baseada em experimentos com camundongos, revela que o consumo do alimento promove alterações benéficas no intestino que diminuem a inflamação e… Read More
Notícias Médica cita os principais desafios do consumo de proteínas por idosos 11 de julho de 2024 Seguir uma dieta equilibrada na terceira idade é fundamental para a saúde. O consumo de proteínas, por exemplo, é essencial para a recuperação e o crescimento dos tecidos, além de desempenhar funções importantes no sistema imunológico e na produção de hormônios, mas pode ser um desafio para alguns idosos. A… Read More
Notícias Chá de alecrim: veja efeitos colaterais e quem não deve tomar a bebida 3 de fevereiro de 2025 O chá de alecrim é conhecido pelas propriedades medicinais. A bebida auxilia no funcionamento do sistema nervoso, protege o fígado, melhora a circulação sanguínea e facilita a digestão. Apesar dos benefícios, porém, o consumo da infusão não é indicado para todos. Os efeitos do chá de alecrim no organismo podem… Read More