8 benefícios e pontos negativos do café para a saúde Ouvir 25 de maio de 2025 O café está presente no cotidiano de praticamente todos os brasileiros, desde o início da manhã até os momentos de pausa à tarde, acompanhando bolos e pães. Muitos apreciam não apenas seu sabor marcante, mas também os efeitos estimulantes que ele proporciona. Isso ocorre porque a bebida é uma das fontes mais populares de cafeína. “A quantidade de cafeína no café pode variar dependendo do tipo de grão, método de preparo e tamanho da porção. Em média, uma xícara de café de 240 ml contém aproximadamente 95 mg de cafeína”, comenta Mariana Duarte Cardoso, coordenadora do Curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera. Benefícios e pontos negativos do café A seguir, a nutricionista aponta os benefícios e os principais pontos negativos que podem ser intensificados pelo consumo do café. Confira! 1. Melhoria na performance cognitiva O consumo de café pode melhorar a memória, o tempo de reação e a função cognitiva, facilitando a realização de tarefas que exigem atenção e raciocínio. Leia a notícia completa no portal Correio 24 horas, parceiro do Metrópoles. Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Notícias Anticorpo elimina totalmente o câncer em 80% dos pacientes com mutação 9 de maio de 2025 Uma nova abordagem de tratamento oncológico conseguiu eliminar completamente tumores sólidos em 80% dos pacientes com uma mutação genética rara. Os indivíduos, a maioria com câncer retal, ficaram livres da doença, sem necessidade de cirurgia. O estudo, apresentado no prestigiado The New England Journal of Medicine em 27/4 envolveu casos… Read More
Vitamina D: médica fala sobre benefícios e riscos para a saúde 17 de agosto de 2024 A vitamina D é essencial para o funcionamento do organismo, pois desempenha uma série de funções fundamentais para a manutenção da saúde. Além de estimular a absorção de nutrientes que contribuem para o fortalecimento ósseo, ela também ajuda a regular a imunidade e o metabolismo. “A vitamina D é fundamental… Read More
Ter propósito na vida pode reduzir o risco de demência em quase 30% 14 de fevereiro de 2026 Estudo que acompanhou 13 mil adultos por até 15 anos indica que um senso claro de propósito fortalece a saúde cognitiva no envelhecimento Read More