Estudo mostra dieta que ajuda a perder o dobro de peso sem comer menos Ouvir 6 de agosto de 2025 Um novo estudo mostra que a perda de peso pode ser significativamente maior quando os alimentos ultraprocessados são tirados da rotina. Pessoas que seguem uma dieta nutricionalmente equilibrada, com o consumo de alimentos minimamente processados, perdem até o dobro de peso sem comer menos, segundo a pesquisa publicada na revista Nature Medicine. Pesquisadores da University College London (UCL) e da University College London Hospitals (UCLH) acompanharam 55 adultos ao longo de oito semanas para entender os efeitos desses alimentos na balança. Leia também Claudia Meireles Confira 6 estratégias para deixar de comer alimentos ultraprocessados Saúde Emagrecimento: conheça 5 alimentos para te ajudar a perder peso Vida & Estilo Proteica, esta omelete ajuda a ganhar massa magra e a perder peso Saúde Alimentos ultraprocessados: 4 efeitos que eles provocam no seu corpo Composição nutricional das dietas Eles compararam os efeitos de duas dietas nutricionalmente equilibradas: uma baseada em alimentos minimamente processados — como frutas, vegetais e preparações caseiras — e outra com itens ultraprocessados, como refeições prontas e barras industrializadas. As duas dietas ofereciam as quantidades recomendadas de gordura, proteína, carboidrato, fibras, frutas e vegetais, segundo o Guia Eatwell, um manual visual desenvolvido pelo governo do Reino Unido para ilustrar uma dieta saudável e equilibrada. Os participantes do experimento receberam refeições prontas para o consumo em casa e foram orientados a se alimentar normalmente, sem restrição de porções. Entre os exemplos de alimentos fornecidos na dieta minimamente processada estavam espaguete à bolonhesa caseiro e overnight oats. Já a dieta com ultraprocessados incluía itens como barras de cereal industrializadas e lasanha congelada. A perda de peso foi observada nas duas dietas, mas foi maior entre as pessoas que consumiram apenas alimentos minimamente processados. Em média, os participantes desse grupo perderam 2,06% do peso corporal, contra 1,05% do grupo que podia comer ultraprocessados. Os pesquisadores também registraram que os voluntários do grupo que seguiu a dieta natural consumiram, de forma espontânea, cerca de 290 kcal a menos por dia. No outro grupo, a redução foi de apenas 120 kcal. Esses alimentos prejudicam a saúde por conter ingredientes danosos como corantes, conservantes e aromatizantes Mudança na composição corporal Ao analisar a composição corporal dos participantes, os cientistas observaram que a perda de peso proporcionada pela dieta minimamente processada veio principalmente da redução de gordura corporal e de água, sem alterações na massa muscular. Isso indica resultados mais positivos para a saúde. Questionários respondidos pelos participantes mostraram maior controle sobre o apetite e menor desejo por alimentos calóricos durante a dieta com produtos menos industrializados. O mesmo não foi visto no outro grupo. Os autores do estudo acreditam que ingredientes como emulsificantes e aromatizantes artificiais, comuns em produtos ultraprocessados, podem interferir nos mecanismos de saciedade. Os dados reforçam que o grau de processamento dos alimentos pode influenciar o comportamento alimentar das pessoas, independentemente do conteúdo nutricional. Dessa forma, não basta apenas equilibrar sal, açúcar e gordura, o modo como o alimento é produzido também importa. Os pesquisadores recomendam priorizar alimentos integrais e minimamente processados, cozinhar do zero sempre que possível e evitar produtos prontos e embalados. Essa escolha, mesmo sem reduzir as porções, pode facilitar a perda de peso e melhorar a relação com a comida. Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Notícias 4 conselhos infalíveis para não ganhar peso nas festas de fim de ano 20 de dezembro de 2023 As ceias de Natal e Ano-Novo são repletas de tentações que podem colocar em risco as conquistas adquiridas dentro do plano alimentar. Doces, carnes embutidas e outros inimigos da dieta estão em cima da mesa, por isso estratégias para minimizar os danos provocados por eles são bem-vindas. Leia também Gastronomia… Read More
Café é um aliado do coração e contra o diabetes, afirma estudo 9 de dezembro de 2024 A cafeína é conhecida como a culpada pela associação entre o consumo excessivo de café e a maior propensão a problemas como insônia e até mesmo o aumento da pressão arterial. Entretanto, como a bebida não se resume à cafeína e, sim, a uma soma de compostos protetores, a literatura… Read More
Notícias Aquecimento dos mares favorece infecções bacterianas, diz estudo 21 de setembro de 2023 Nos últimos meses, o número de casos de infecções por bactérias carnívoras, como a Vibrio vulnificus e Shewanella, tem aumentado. A incidência de episódios pode estar relacionada com o aquecimento global, que aumenta a temperatura dos mares e favorece a proliferação dos patógenos, que antes era rara. Um estudo dinamarquês… Read More