Vitamina B3 com chá verde pode ajudar a proteger o cérebro, diz estudo Ouvir 6 de agosto de 2025 Um novo estudo da Universidade da Califórnia, em Irvine, nos Estados Unidos, divulgado em 2 de agosto na revista Springer Nature, revelou que a vitamina B3, também chamada de niacina ou nicotinamida, pode ajudar a combater sinais do envelhecimento cerebral. A pesquisa mostrou que, quando combinada com um composto natural do chá verde, chamado EGCG, a vitamina foi capaz de restaurar a energia das células nervosas e melhorar o processo de limpeza de resíduos tóxicos no cérebro — como as placas de proteína associadas ao Alzheimer. Os testes foram feitos em laboratório com células cerebrais humanas envelhecidas, e os resultados são animadores para o desenvolvimento de novos tratamentos. Leia também Vida & Estilo Fruta rica em vitamina C turbina imunidade e aumenta absorção de ferro Saúde Veja como elevar os níveis de vitaminas D, B12 e ferro sem suplementos Claudia Meireles Suplemento ou alimentação? Harvard elege a melhor fonte de vitaminas Vida & Estilo Uso prolongado de omeprazol pode causar deficiência de vitamina B12 O estudo também mostrou que a combinação da vitamina com o composto do chá verde ativou mecanismos naturais de defesa das células. Juntas, as substâncias melhoraram a limpeza dos resíduos celulares (autofagia), diminuíram o estresse oxidativo (que acelera o envelhecimento) e restauraram o equilíbrio energético dos neurônios. Onde encontrar a vitamina B3 na alimentação? Fígado, frango, peru e peixes como salmão e atum; Amendoim, sementes (girassol, abóbora, gergelim) e castanhas; Abacate, cogumelos, arroz integral, feijão, lentilha e vegetais como brócolis; Farinhas de trigo e milho industrializadas, que no Brasil são fortificadas com B3. No entanto, os cientistas destacam que mais pesquisas são necessárias, especialmente para entender como a vitamina pode ser usada de forma eficaz em humanos, já que suplementos por via oral nem sempre alcançam o efeito desejado. Em resumo, a vitamina B3 é uma aliada poderosa da saúde do corpo e do cérebro. Ela pode ser obtida facilmente pela alimentação equilibrada e o estudo mostra um caminho promissor para a prevenção de doenças neurodegenerativas como o Alzheimer. Porém, os cientistas reforçam que ainda é cedo para indicar o uso da vitamina com esse objetivo. Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Notícias Terapia CAR-T é segura e não aumenta risco de câncer a longo prazo 1 de maio de 2025 Uma pesquisa publicada em janeiro na revista científica Nature medicine trouxe uma descoberta importante sobre a segurança da terapia celular CAR-T, um dos avanços mais promissores no tratamento de cânceres hematológicos. De acordo com os pesquisadores, não há evidências de que essa abordagem inovadora cause cânceres secundários, refutando preocupações levantadas… Read More
Dor nas articulações pode prever o clima? Entenda crença popular 1 de julho de 2024 Você provavelmente já ouviu alguém de mais idade dizer que vai chover porque sentiu dor nas articulações, especialmente no joelho. O que pode parecer uma relação incabível, na verdade, tem bastante fundamento. Afinal, o clima pode mesmo causar dores articulares. Isso ocorre devido às respostas naturais do organismo contra baixas… Read More
Os contraceptivos hormonais aumentam o risco de depressão? Entenda 2 de julho de 2024 Mais de 85% das mulheres e mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo, em um determinado momento, usam contraceptivos hormonais por pelo menos cinco anos de suas vidas. Embora sejam usados principalmente para controle de natalidade, muitas pessoas também usam contraceptivos hormonais para controlar uma variedade de… Read More