Comer frutas e vegetais pode reduzir sofrimento mental, mostra estudo Ouvir 15 de agosto de 2025 O sofrimento psíquico, um dos maiores sintomas de quadros como depressão e ansiedade, pode ser reduzido com uma dieta mais rica em vegetais e frutas. A associação foi revelada em um estudo feito por pesquisadores australianos e publicada na revista International Journal of Environmental Research and Public Health em julho. A conclusão foi feita após a análise de dados de três pesquisas de saúde pública que somaram mais de 45 mil australianos para entender a relação entre dieta e saúde mental. Leia também Vida & Estilo Está com excesso de gordura no fígado? Nutri recomenda estas 8 frutas Saúde Como aproveitar os nutrientes das frutas da melhor maneira possível Vida & Estilo Tem gordura no fígado? Veja frutas que nutris recomendam evitar Vida & Estilo Três frutas com baixo teor de açúcar ideais para quem tem diabetes A investigação mostrou que pessoas que comiam menos de uma porção de vegetais por dia (aproximadamente 150 gramas) apresentaram 160% vezes mais chances de relatar os sintomas em comparação às que ingeriam cinco ou mais porções (a partir de 750 gramas). Aumentar os vegetais pode afastar o risco Das pessoas incluídas na amostra, 5,7 mil relataram ter níveis altos ou muito altos de sofrimento psicológico. Pouco mais de 50% dos participantes consumiram as porções diárias recomendadas de frutas e apenas 7,7% deles ingeriam as cinco ou seis porções diárias de vegetais que são aconselhadas. O benefício de uma dieta reforçada em vegetais foi ainda mais consistente entre as mulheres. “Para elas, cada porção extra de vegetais adicionada ao prato parecia reduzir o risco de sintomas de depressão, ansiedade e estresse. Não ultrapassamos, porém, as cinco porções diárias de vegetais”, afirma a professora Kerri Gillespie, uma das líderes do estudo, em entrevista ao site da Universidade de Queensland. Entre homens, o efeito positivo atingiu o pico com três ou quatro porções. A pesquisadora detalha, porém, que as mulheres também começaram com um nível de sofrimento inicial muito mais alto e que os benefícios observados podem vir deste ajuste. Ilustração mostra quantas porções devem ser ingeridas na alimentação do brasileiro Frutas ajudam, mas com limites Para a professora Selena Bartlett, coautora do estudo, a amostra ampla do estudo reforça a relevância dos achados, embora ressalte que a correlação não significa causalidade. “Temos que ter cuidado para não confundir uma relação com uma ligação de causa e efeito. Mas, nossa pesquisa é uma oportunidade rara para pensarmos profundamente sobre como a dieta afeta nossa saúde psicológica, e acho que essa é a beleza do estudo”, afirma. Além disso, não foi só o hábito de ingestão que mostrou correlações na dieta. Fatores como idade mais avançada, não praticar atividade física, ter ingestão frequente de álcool e fumar também foram associados a maiores índices de sofrimento psicológico na população analisada. Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Estudo brasileiro recruta voluntários para testar pílula contra AVC 8 de agosto de 2026 Pesquisa recruta voluntários com fatores de risco para avaliar combinação de remédios em um único comprimido ao longo de três anos Read More
Estudo: ordem de nascimento pode influenciar risco de TDAH e autismo 7 de agosto de 2026 Análise com mais de 10 milhões de crianças aponta diferenças no risco de doenças entre primogênitos e caçulas, mas não comprova relação Read More
Notícias Alimentação com arroz e feijão reduz risco de doenças, diz estudo 22 de outubro de 2025 Uma alimentação baseada em comidas tradicionais brasileiras, como arroz e feijão, continua sendo uma das estratégias mais eficazes para manter a saúde e o peso equilibrado. É o que apontam pesquisadores da Fiocruz, da Universidade de São Paulo (USP) e de universidades federais de Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia e… Read More