Entenda: Bolsonaro tem anemia, pneumonia e lesões de pele retiradas Ouvir 14 de setembro de 2025 O ex-presidente Jair Bolsonaro foi internado neste domingo (14/9) no Hospital DF Star, em Brasília, para a realização de exames laboratoriais, tomografia de tórax e retirada cirúrgica de lesões cutâneas. O boletim médico divulgado pela equipe responsável confirmou quadro de anemia por deficiência de ferro, tratado com reposição endovenosa, além de imagem residual de pneumonia recente por broncoaspiração. Leia também Saúde Mulher descobre que desejo por alvejante em pó era causado por anemia Saúde “Me sentia um zumbi”, diz mulher com anemia resistente ao tratamento Saúde Entenda por que pessoas com anemia sentem mais frio Vida & Estilo Conheça alimentos ricos em ferro que ajudam a combater a anemia Durante o procedimento dermatológico, foram retiradas oito lesões de pele, localizadas no tronco e no braço direito. O material foi encaminhado para análise anatomopatológica, a fim de definir a natureza das lesões e avaliar a necessidade de complementação terapêutica. A equipe médica também recomendou a continuidade do tratamento contra hipertensão arterial e refluxo gastroesofágico, além de medidas preventivas para evitar novos episódios de broncoaspiração. O que é anemia? A anemia pode ser silenciosa em muitos casos, mas quando os sintomas aparecem, costumam incluir fadiga, fraqueza, falta de ar, tontura, dor de cabeça e palidez da pele e mucosas. A doença é caracterizada pela redução da hemoglobina no sangue, condição que compromete o transporte de oxigênio pelo corpo. Ela pode ter diferentes origens e se manifestar de várias formas. “A anemia não é exatamente uma doença, mas uma complicação normalmente acompanhada por uma ou mais doenças. Por isso, costumamos chamá-la de síndrome anêmica, e o diagnóstico certo é fundamental para definir o tratamento, inclusive o preventivo”, explica Ronald Sergio, médico do hospital HSANP e mestre em hematologia pela Universidade de São Paulo (USP). Tipos mais comuns de anemia Anemia ferropriva: causada pela deficiência de ferro. Anemia por deficiência de vitaminas: quando há falta de vitamina B12 ou ácido fólico. Anemia por doenças crônicas: ligada a condições inflamatórias. Anemias hemolíticas: quando os glóbulos vermelhos são destruídos precocemente. O hematologista Flávio Naoum lembra que, muitas vezes, a doença é subestimada. “Ela pode ser sinal de uma enfermidade mais grave, como câncer intestinal ou doença da medula óssea. Além disso, a anemia frequentemente aumenta o risco de complicações e de mortalidade de doenças de base, como a insuficiência cardíaca, doença renal, doenças pulmonares e câncer, entre outras”, afirma. Após cerca de seis horas no hospital, Bolsonaro recebeu alta e voltou à prisão domiciliar, com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF) para sair do isolamento exclusivamente para atendimento médico. Segundo o chefe da equipe médica de Bolsonaro, Dr. Cláudio Birolini, a anemia teria sido agravada por uma “alimentação mal feita” no último mês, e o estado geral de saúde do ex-presidente foi descrito como “fragilizado”. Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Por que o contato com testosterona em gel é arriscado para bebês 16 de julho de 2025 O caso de uma bebê sueca de 10 meses que apresentou alterações nas partes íntimas após o contato com o pai que usava testosterona em gel reacendeu um alerta entre endocrinologistas pediátricos. O episódio foi relatado por uma equipe médica da Universidade de Gotemburgo, na Suécia. Segundo os especialistas, o… Read More
Notícias Autismo: reconheça os sinais e saiba como tratar 21 de abril de 2024 Como uma maneira de conscientizar as pessoas sobre a condição e dar mais visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), abril é o Mês de Conscientização sobre o Autismo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada 160 crianças no mundo tem TEA. Leia também Saúde… Read More
OMS anuncia proposta de acordo global para enfrentar futuras pandemias 16 de abril de 2025 Após mais de três anos de negociações, os estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) concluíram a redação de uma proposta de acordo internacional voltado à prevenção e resposta a pandemias. O texto será analisado na Assembleia Mundial da Saúde, marcada para maio. O chamado Acordo Pandêmico é fruto… Read More