Benefícios da laranja: é melhor antes ou depois do treino? Entenda Ouvir 2 de outubro de 2025 A laranja está entre as frutas mais populares do mundo. Essa fruta detém a fonte natural de fibras. E, fora isso, é rica em vitamina C, antioxidantes e a sua produção de glóbulos brancos exerce papel sério na nossa imunidade. Além de inúmeras vantagens, o consumo de uma laranja por dia faz um bem danado para saúde e confira neste vídeo. Saiba os impactos positivos da laranja “A laranja ajuda no processo digestivo por conta de fibras, como a pectina e celulose. Este é um motivo pelo qual as pessoas costumam ingeri-la após as refeições. A pectina também protege o corpo das doenças cardiovasculares. Graças as propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, essa fruta cítrica combate os radicais livres que envelhecem a pele. No geral, ela fortalece o sistema imunológico”, disse Fabiana Freire, nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição do UNINASSAU (Centro Universitário Maurício de Nassau Paulista). Questionada sobre o impacto do bagaço da laranja, a docente discorreu que há uma “riqueza”. “Essa parte da fruta é extremamente rica em fibras. Além disso, auxilia na redução do colesterol e reduz a absorção de glicose para o sangue”, complementou. Outra “marca registrada” é que a laranja agrada diversos paladares, isto é, laranja pera, lima e da terra. Cada tipo mantém as suas próprias características, exemplos: a presença ou não de sementes, maior ou menor acidez e a suculência. Essa fruta é acessível para população brasileira, haja visto a confirmação do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que apontou no ano de 2021 a quantidade produzida de 16.214.982 toneladas. São Paulo aparece como Estado campeão nesse ranking do IBGE. Já a Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura) acusou que a região do “cinturão agrícola” (São Paulo, Triângulo e sudoeste mineiro), é a principal região produtora do mundo e com a safra estimada de 294,17 milhões de caixas (40,8 kg) em 2021/22. Esse índice denota o aumento de 9,51% em comparação ao ciclo anterior. Dieta
Consumo de alimento ultraprocessado aumenta em 20% o risco de morte, diz estudo 20 de junho de 2024 Os alimentos ultraprocessados correspondem desde os refrigerantes até as comidas congeladas, ou seja, concentram muitas gorduras, açúcares, sal e variedade de aditivos químicos. Além disso, o estudo recente da revista BMJ Global Health citou que o consumo de alimento ultraprocessado aumenta em 20% o risco de morte. Entenda o perigo… Read More
Vegano pode usar whey? Entenda como incluir sem prejudicar a alimentação 11 de maio de 2026 Whey protein é de origem animal, mas existem alternativas vegetais que cumprem o mesmo papel na dieta Read More
Quatro motivos para fazer acompanhamento nutricional 25 de julho de 2024 Geralmente, há muitas pessoas que mantêm distância de um nutricionista, ou seja, creem que a sua única utilidade é eliminar vários consumos de alimentos do dia a dia. Acontece que não é bem assim e dessa forma o nutricionista Henrique Spessotto vai transmitir quatro motivos para fazer um acompanhamento nutricional…. Read More