Ciência aponta fruta capaz de prevenir o declínio cognitivo Ouvir 8 de novembro de 2023 Os pesquisadores da Universidade de Cincinnati, nos Estados Unidos, sugerem que comer uma xícara de morangos por dia pode melhorar o humor e reduzir o risco de demência. A descoberta foi publicada na revista Nutrientes, em 19 de outubro. Ao longo de 12 semanas, voluntários na meia idade e com excesso de peso receberam suplementos feitos com extrato de morangos – a concentração de nutrientes era semelhante à de uma xícara com fruta. Os pesquisadores avaliaram se esse ajuste na dieta era capaz de melhorar o desempenho cognitivo e a saúde metabólica dos voluntários. Leia também Saúde Estudo: tabagismo, obesidade e sedentarismo afetam declínio cognitivo Saúde Especialista sugere 5 hábitos para evitar o declínio cognitivo Saúde Consumo de probióticos pode diminuir o declínio cognitivo, diz estudo Saúde Constipação pode ser um indicador de declínio cognitivo, diz estudo Na faixa etária dos voluntários, começa a ocorrer um declínio na memória. Além disso, excesso de gordura abdominal, resistência à insulina e a obesidade tendem a aumentar a inflamação do corpo, inclusive no cérebro. Suplemento à base de fruta Trinta adultos com idades entre 50 e 65 anos participaram do estudo. Todos tinham comprometimento cognitivo leve e índice de massa corporal (IMC) igual ou superior a 25, considerado sobrepeso. Duas semanas antes de o experimento começar, os voluntários foram orientados a evitar o consumo de qualquer tipo de frutas vermelhas. Nas 12 semanas da pesquisa, metade das pessoas recebeu 13 gramas do suplemento em pó e a outra metade um placebo para ingerir todos os dias. Testes cognitivos feitos antes e depois do consumo do suplemento mediram as habilidades dos participantes em controlar e regular pensamentos, emoções e atitudes diante dos conflitos ou de distrações. Os testes também foram usados para avaliar a capacidade de lembrar de palavras, a função da memória de longo prazo e o humor. Rico em vitamina C e em ácido fólico, o morango combate o acúmulo de colesterol ruim Benefícios Os resultados mostraram que as pessoas que receberam o placebo não se saíram tão bem em testes de memória e concentração. Por outro lado, os resultados foram melhores para aqueles que receberam o suplemento. Eles mostraram menos erros ao lembrarem de uma lista de palavras, por exemplo. As pessoas que tomaram o suplemento também demonstraram níveis mais baixos de sintomas depressivos e maior disposição para atividades cotidianas e relações sociais. “Esta melhoria relativa do humor experimentada implica melhor capacidade de enfrentamento emocional e níveis mais baixos de estresse”, afirmam os pesquisadores no trabalho. Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Desafios de comida: até onde o estômago suporta e quais são os riscos? 9 de março de 2026 Fenômeno nas redes sociais, as competições com comida testam os limites do corpo e podem provocar desde mal-estar intenso até emergências Read More
Luis Roberto: entenda os sinais que podem indicar neoplasia cervical 8 de abril de 2026 Narrador Luis Roberto não participará da cobertura da Copa do Mundo de 2026 por estar investigando uma neoplasia na região cervical Read More
Notícias Dor de cabeça no sexo? Saiba se há motivo para se preocupar 11 de maio de 2024 A última coisa que alguém quer é que o sexo seja uma dor de cabeça. No entanto, para algumas pessoas, um aumento na excitação sexual pode ser uma verdadeira dor de cabeça. A cefaleia primária associada à atividade sexual (PHASA, na sigla em inglês) tem como diagnóstico pelo menos dois… Read More