Hábito de tomar café é ligado a menor risco de câncer de intestino Ouvir 5 de março de 2024 O hábito de tomar café moderadamente tem sido associado por algumas pesquisas a um menor risco para o desenvolvimento de alguns tipos de câncer e de doenças cardiovasculares. Pesquisadores da Universidade de Wageningen, da Holanda, sugerem que a associação também faz sentido para prevenir recidivas do câncer de intestino. Ao analisar informações de saúde de 1.719 pacientes com câncer de intestino tratados na Holanda, os cientistas observaram que os indivíduos que tomavam até quatro xícaras de café por dia em comparação com os que bebiam menos de duas tinham 32% menos chances de terem recidivas – situação na qual o câncer retorna. Leia também Celebridades Tratando câncer no intestino, Simony celebra resultado de último exame Saúde Câncer no intestino: entenda doença que Tony Goes tratava desde 2021 Saúde Câncer de intestino: o que a ciência sugere para prevenção de tumores Claudia Meireles Coloproctologista cita alimentos que podem causar câncer no intestino Um outro trabalho realizado na Universidade do Texas, nos Estados Unidos, sugeriu que ingerir pelo menos duas xícaras de café por dia pode auxiliar na sobrevida de pacientes com câncer de próstata. A pesquisa foi publicada na revista European Urology Oncology em agosto de 2022. A possibilidade de o café ter algum papel para prevenir o câncer ainda não está provada pela ciência. Por enquanto, o que se têm são estudos observacionais, que trazem evidências de como o hábito afeta a saúde das pessoas. No entanto, não há relação de causa e efeito. A cafeína, principal componente do café, possui antioxidantes que agem reduzindo inflamações e também está associada a uma melhor microbiota intestinal. Benefícios do consumo moderado de café já foram provados por vários estudos 8 sintomas de alerta do câncer de intestino Sangramento pelo ânus ou sangue nas fezes; Mudança nos hábitos de ir ao banheiro, como ir com mais frequência; Dor ou um caroço na barriga; Cansaço extremo; Perda de peso; Dores fortes no abdômen; Sensação de inchaço; Constipação e incapacidade de respirar. Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Notícias Cientistas revelam regra de ouro para jejum intermitente funcionar 23 de janeiro de 2024 O jejum intermitente se popularizou como uma estratégia alimentar onde os praticantes que buscam o emagrecimento passam longos períodos sem se alimentar. Um novo estudo mostra, entretanto, que a dieta por si só não é suficiente para eliminar gordura do corpo. Um detalhe pode fazer toda a diferença. De acordo… Read More
Fraturas penianas aumentam entre 24 e 26 de dezembro, afirma estudo 27 de dezembro de 2025 Uma análise publicada no British Journal of Urology International encontrou um aumento na ocorrência de fraturas penianas exatamente entre 24 e 26 de dezembro, datas que abrangem a véspera, o dia de Natal e o dia seguinte às festas. O trabalho, publicado em outubro de 2023, reúne registros hospitalares de… Read More
Notícias Segundas-feiras elevam o estresse e o risco de doenças, diz estudo 14 de julho de 2025 Que muita gente não é muito fã da segunda-feira não é novidade, mas o ódio ao primeiro dia da semana pode ser ainda mais justificado. Um estudo realizado por pesquisadores de Hong Kong, na China, revelou que a ansiedade sentida às segundas-feiras pode elevar os níveis de cortisol – o… Read More