Comer ultraprocessado depois dos 50 aumenta risco de morte, diz estudo Ouvir 30 de junho de 2024 Exagerar na hora de colocar no prato alimentos ultraprocessados, como salgadinhos, refrigerantes e salsichas, após os 50 anos pode reduzir a expectativa de vida de adultos. Em um estudo feito por nutricionistas americanos, o hábito foi associado a um risco 10% maior de morte. A pesquisa realizada por cientistas do National Cancer Institute, dos Estados Unidos, foi divulgada na conferência Nutrition 2024, que está sendo realizada em Chicago, desde sábado (29/6), e que segue até terça-feira (2/7). Leia também Saúde Excesso de ultraprocessados pode causar insônia crônica, sugere estudo Saúde Ultraprocessados podem afetar a memória, sugere estudo de Harvard Saúde Todo ultraprocessado faz mal? Veja o que está incluso na classificação Saúde Estudo brasileiro afirma que ultraprocessados afetam a saúde mental O estudo acompanhou 540 mil adultos durante 23 anos nos Estados Unidos. A coleta de dados começou nos anos 1990, quando os adultos tinham entre 50 e 71 anos de idade e seguiu acompanhando-os até 2023. Metade dos participantes já morreu. Cruzando os dados de alimentação com as causas de morte, a pesquisa comparou dados dos 10% que comiam maiores quantidades de ultraprocessados com os 10% que melhor moderavam essa ingestão para entender que papel a comida poderia ter desempenhado na saúde deles. Alimentos ultraprocessados são considerados vilões da saúde afetando sono, circulação e aspectos neurológicos Cânceres e diabetes De acordo com os resultados, a maior ingestão de alimentos ultraprocessados foi associada a cerca de 10% dos índices de mortes por qualquer causa e de mortes relacionadas especificamente a doenças cardíacas ou ao diabetes. No entanto, nenhuma associação foi encontrada para mortes relacionadas ao câncer. “Na pesquisa, as carnes altamente processadas, como hambúrgueres e salsichas, e os refrigerantes eram alguns dos subgrupos de alimentos ultraprocessados mais fortemente associados ao risco de mortalidade. Evitar comê-los já é uma medida recomendada para a prevenção de doenças e promoção da saúde”, explica a médica Erikka Loftfield, chefe do estudo. Os pesquisadores também levaram em conta outros fatores que podem aumentar o risco de morte de uma pessoa, como tabagismo e obesidade, e descobriu que os que costumavam comer muitos ultraprocessados também eram muitas vezes pessoas com esses fatores de risco. Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
É amor: dopamina está relacionada à monogamia em ratinhos, diz estudo 17 de janeiro de 2024 Quando estamos apaixonados por alguém, queremos passar cada instante possível com o ser amado. O contrário, porém, também vale: quem se separa não quer ver ninguém por um tempo, se for o ex, então, nem pintado de ouro. Esse ciclo, tantas vezes repetido (às vezes até demais), agora tem origem… Read More
Notícias Quais os efeitos que viajar de avião pode causar no nosso corpo? 29 de novembro de 2023 Embora seja uma forma eficiente e rápida de deslocamento, viajar de avião não é sempre uma experiência confortável. Voar pode desencadear uma série de desconfortos e dificuldades para o corpo humano, que podem começar já na preparação para a viagem. Para algumas pessoas, pode ser uma experiência estressante por envolver… Read More
Notícias Dor de cabeça: médico conta os 3 tipos que não devem ser ignorados 19 de janeiro de 2025 O neurologista norte-americano Baibing Chen usou as redes sociais para falar sobre um assunto que afeta muita gente: a dor de cabeça. De acordo com o médico, embora a maioria dos casos seja “inofensiva”, existem três tipos de dor de cabeça que nunca devem ser ignorados, especialmente por pessoas com… Read More