Açúcar e diabetes: mitos e verdades sobre o consumo excessivo Ouvir 4 de julho de 2024 De forma geral, o açúcar é um carboidrato cristalizado, que costuma ser considerado “inimigo” da vida saudável. Podendo ser um dos grandes responsáveis por doenças metabólicas, como a diabetes. Por isso, a médica especializada em nutrologia, Dra. Renata de Nóbrega revelou alguns mitos e verdades sobre esse assunto. Verdades e mitos da relação açúcar e diabetes Pacientes com diabetes nunca podem comer açúcar? “Contrário ao que muitos pensam, pessoas com diabetes podem consumir açúcar, mas devem fazê-lo com moderação e dentro de um plano alimentar equilibrado. A chave para a gestão do diabetes é a manutenção dos níveis de glicose no sangue dentro de limites saudáveis. Isso pode ocorrer através de uma dieta balanceada, controle de porções e em alguns casos com uso de medicamentos”, respondeu. Quem tem diabetes não pode comer carboidratos? “Os carboidratos são partes importantes de uma dieta saudável, mesmo para aqueles com diabetes. O segredo está no tipo de carboidrato consumido e na quantidade. Carboidratos complexos, como grãos integrais, legumes e frutas, precisam de prioridade em detrimento dos carboidratos simples, como os encontrados em bebidas açucaradas e doces. A escolha de carboidratos de baixo índice glicêmico ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis”, pontuou Renata. Apenas pacientes com sobrepeso ou obesas podem desenvolver diabetes? “Embora o sobrepeso e a obesidade sejam fatores de risco significativos para o desenvolvimento do diabetes tipo 2, indivíduos de peso normal também podem desenvolver a doença. Idade, histórico familiar, etnia e condições pré-existentes como a síndrome do ovário policístico também desempenham um papel crucial. Portanto, independentemente do peso corporal é importante que todas as pessoas adotem hábitos de vida saudáveis”, discorreu. Estilo de vida pode prevenir ou retardar diabetes tipo 2? “Sim. Muitos casos de diabetes tipo 2 podem ser prevenidos ou pelo menos retardados com mudanças no estilo de vida. Estudos demonstram que uma dieta saudável, rica em fibras e pobre em gorduras saturadas e trans juntamente com a prática regular de atividade física pode reduzir significativamente o risco de desenvolver diabetes. Além disso, manter um peso corporal saudável e evitar o tabagismo são essenciais para a prevenção desta condição”, concluiu Renata Domingues. Dieta
Consumo de alimento ultraprocessado aumenta em 20% o risco de morte, diz estudo 20 de junho de 2024 Os alimentos ultraprocessados correspondem desde os refrigerantes até as comidas congeladas, ou seja, concentram muitas gorduras, açúcares, sal e variedade de aditivos químicos. Além disso, o estudo recente da revista BMJ Global Health citou que o consumo de alimento ultraprocessado aumenta em 20% o risco de morte. Entenda o perigo… Read More
Nutricionista revela três dicas para comer melhor antes de dormir 22 de julho de 2024 Lembre-se que comer à noite não denota perigo, ou seja, tudo depende daquilo que vai se consumir. Sendo assim, vale a pena ouvir um especialista para não se atrapalhar e confira na sequência as três dicas para comer melhor antes de dormir com a nutricionista Vivian Sanches. As três dicas… Read More
7 vegetais ricos em proteína que NÃO podem ficar de fora da sua dieta 27 de maio de 2026 Soja, lentilha, aveia e outros alimentos vegetais podem ajudar na saciedade, na recuperação muscular e no equilíbrio da alimentação Read More