Pode comer manga todos os dias? Confira benefícios do consumo Ouvir 19 de julho de 2024 Comer manga todos os dias pode trazer uma série de benefícios à saúde. Rica em vitaminas, minerais e antioxidantes, a fruta não só fortalece o sistema imunológico como também melhora a digestão, promove a saúde da pele e dos olhos e pode até ajudar na prevenção de doenças crônicas. O nutricionista Nicolas Dutra, que atende em Brasília, diz que a manga é uma excelente fruta para ser incluída na dieta. Ela pode ser uma grande aliada no processo de emagrecimento pela quantidade de fibras presentes, que aumentam a saciedade. A quantidade, no entanto, pode variar de pessoa para pessoa. O profissional explica que a forma in natura sempre será a melhor opção. “Apesar disso, o consumo pode variar, sendo utilizada em sucos, saladas, sobremesa ou até em preparos que são assados, cozidos ou frios. Além do fruto, outras partes da planta podem ser usadas. A semente, por exemplo, tem um alto teor nutricional e pode ser usada como farinha em preparos como bolos e afins. As folhas podem fazer chá”, ensina Nicolas. O nutricionista Leandro Rodrigues da Cunha, conselheiro do Conselho Regional de Nutrição da 1ª Região, afirma que é importante variar as frutas da dieta e, assim como Nicolas, recomenda que o consumo in natura seja priorizado. “Em relação à quantidade, a OMS recomenda o consumo diário de 400 g de frutas, ou seja, cinco porções de 80 g. De acordo com a época do ano e considerando a regionalidade, dá fazer uma variação”, esclarece. Sobre possíveis efeitos colaterais, Nicolas alerta que em raríssimos casos, a manga pode ser um fator irritante ou alérgico. “Ela também pode ter efeito laxante em pessoas que já têm o intestino desregulado ou mais solto”, complementa. Leia também Saúde Manga: saiba o que acontece com o corpo se você comer a fruta todo dia Saúde Nutricionista aponta os benefícios da manga para a saúde Saúde Manga: nutricionista revela os benefícios da fruta para o metabolismo Saúde Conheça os benefícios da manga na dieta, no pré e pós-treino Além das vitaminas C, A e E, compostos bioativos como a luteína e quercetina podem ser encontrados na manga A manga também pode ser utilizada como pré e pós treino A manga é rica em carboidratos, que geram energia e são uma opção como pré-treino, além de antioxidantes. O consumo da fruta pode aumentar o desempenho e a recuperação, principalmente em esportes que demandam uma alta necessidade energética como ciclismo, futebol e natação. Confira benefícios do consumo da manga: Fortalece o sistema imunológico: a vitamina C e os polifenois presentes na fruta auxiliam a produção das células de defesa do corpo; Melhora do trânsito intestinal: as fibras auxiliam o trânsito intestinal, formando um gel que atua no processo de formação e transporte das fezes; Propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias: as substâncias da manga protegem o corpo contra os radicais livres, que causam danos celulares, e ajudam na prevenção de doenças crônicas e cardiovasculares; Atua na saúde dos olhos: a manga possui luteína e zeaxantina, dois nutrientes que ajudam a manter os olhos saudáveis. Saúde da pele: pela presença de antioxidantes. Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Notícias Felicidade tóxica? Como lidar com a pressão por alegria no fim do ano 6 de dezembro de 2025 O fim do ano costuma vir acompanhado de músicas festivas, propagandas coloridas e expectativas de celebração. Essa combinação cria a sensação de que todos deveriam encerrar dezembro em clima de euforia, felizes e exibindo conquistas. No entanto, nem todas as pessoas chegam a essa fase com energia emocional para corresponder… Read More
Arsênio: venda da substância química venenosa é proibida ao público 28 de dezembro de 2024 A venda de arsênio, substância encontrada no sangue de pessoas que passaram mal após consumir um bolo no RS, é controlada no Brasil. A aquisição do produto é permitida apenas para empresas com CNPJ e mediante um registro detalhado sobre o motivo da compra e as condições de uso. Uma… Read More
EUA revoga licença de médicos que defenderam ivermectina contra Covid 20 de agosto de 2024 O Conselho Americano de Medicina Interna (ABIM), órgão dos Estados Unidos com atribuições semelhantes às do Conselho Federal de Medicina (CFM), decidiu revogar as licenças médicas de dois profissionais que defendiam o uso da ivermectina no combate à Covid. Com a medida, os médicos Pierre Kory e Paul Marik foram… Read More