Estudo sugere que consumir vinagre pode melhorar sintomas de depressão Ouvir 16 de agosto de 2024 Tomar 4 colheres de sopa de vinagre diariamente foi associado a uma diminuição dos sintomas de depressão entre pessoas com sobrepeso, de acordo com nutricionistas da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos. Publicada na revista científica Nutrients em julho, a pesquisa mostrou vantagens para os voluntários que acrescentaram vinagre no cardápio durante quatro semanas. Leia também Claudia Meireles Entenda como beber vinagre de maçã todos os dias ajuda a emagrecer Saúde Vinagre de maçã: confira os benefícios do consumo para a saúde Saúde Estudo prova que vinagre de maçã emagrece. Veja quantidade sugerida Claudia Meireles Especialistas elencam os 6 perigos de consumir vinagre de maçã Os participantes não tinham diagnósticos de depressão, mas sofriam com sintomas associados à condição, como confusão mental, desânimo, fadiga, estresse e episódios de ira. A pesquisa foi feita com 28 adultos acima do peso (com IMC entre 25 e 40 kg/m²). Metade deles tomou duas colheres de vinagre de vinho tinto duas vezes ao dia, preferencialmente antes das principais refeições. O outro grupo tomou pílulas com quantidades homeopáticas de vinagre que funcionaram como placebo. O grupo que tomou vinagre relatou menos sintomas depressivos, com uma queda média de 42% em relação ao estágio emocional inicial. Nos voluntários que tomaram placebo, a queda foi de 18%. Melhora do metabolismo pode ser explicação O impacto observado parece ter relação com o metabolismo da vitamina B3 no organismo, que foi otimizado com o uso diário do vinagre. A vitamina B3 ajuda a transformar as reservas de gordura em energia, aumentando a vitalidade. Nos participantes que tomaram as 4 colheres diárias de vinagre, a melhora nos índices da vitamina B3 foi de 86%. Os pesquisadores esclarecem que não convém trocar o uso de antidepressivos por vinagre, pois a amostra pesquisada é pequena e os voluntários não tinham diagnóstico de depressão. Além disso, a ingestão frequente de vinagre pode trazer danos ao sistema digestivo e causar prejuízos diversos à saúde. Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Métodos naturais contraceptivos funcionam? Entenda riscos e limites 31 de maio de 2026 Especialistas explicam como contraceptivos naturais funcionam no corpo — e por que a taxa de falha pode ser alta Read More
Notícias Exagerou nas férias? Veja dicas para desinflamar o organismo 16 de janeiro de 2025 Chutou o balde nas festas de fim de ano e nas férias? Agora que 2025 começou, é hora de cuidar do corpo e da saúde, sem precisar passar fome ou fazer mudanças radicais. Com a ajuda de opções inteligentes, é possível “desinflamar” o organismo e entrar no novo ano de… Read More
Notícias Mieloma múltiplo: tratamento no SUS está 20 anos atrasado, diz médico 4 de setembro de 2023 Em 2022, a coordenadora de projeto social Marluce da Silva Franklin, 60 anos, começou a ter uma série de sintomas inespecíficos: ela sentia dores intensas, cansaço físico e falta de ar, além de apresentar uma baixa de imunidade. Após meses de exames, ela foi diagnosticada com mieloma múltiplo (MM), um… Read More