Quer saber se aquele banho quentinho que você gosta de tomar ao chegar em casa, após um dia estressante ou antes de dormir realmente faz mal à pele? Então, este artigo é para você!
De acordo com um recente estudo, o brasileiro toma mais banhos que cidadãos de outros países, em média 8,5 vezes por semana. Mas, não pense que por ser um país tropical, esses banhos são de mornos a frios. Grande parte da população é adepta de banhos quentes.

Primeiramente, é preciso entender que o nosso corpo possui uma temperatura natural entre 36 e 37°C, que pode ser alterada dependendo de elementos aos quais ela é exposta no caso de banhos muito quentes.
Pois é, infelizmente, aquele banho quente e relaxante que muitos não abrem mão no seu dia a dia pode alterar a temperatura corporal e impactar na pressão sanguínea, causando tontura, falta de ar e dor de cabeça.
Como se isso tudo não bastasse, é preciso saber que quando a água do banho está muito quente, ela também pode trazer consequências negativas para a pele, para os cabelos e, como vimos, para o funcionamento interno do organismo.
Por exemplo, a temperatura muito alta da água retira a barreira de proteção natural da pele, trazendo o inevitável ressecamento, que pode levar às dermatites, que são inflamações cutâneas.
Isso sem falar em uma série de doenças de pele que podem ser agravadas em decorrência de um banho muito quente.
Além da pele, é preciso ressaltar os estragos que um banho quente pode fazer aos cabelos, desde um perceptível aumento da oleosidade, que pode resultar no possível surgimento de caspas.
Os banhos muito quentes também costumam deixar o cabelo opaco, sem brilho, fraco e quebradiço.
Mas, então, qual seria o banho ideal?

O ideal é se certificar de que a temperatura da água não ultrapasse os 37°C, ou seja, que ela se assemelhe à temperatura do próprio corpo. Além disso, é aconselhável que a duração do banho não passe dos 10 minutos.
Mas, a boa notícia é que um banho quente de vez em quando não é prejudicial, desde que não seja todos os dias.
Na verdade, um banho quentinho também traz benefícios, como relaxamento muscular, diminuição da ansiedade e do estresse. A dica, no entanto, é saber equilibrar e deixar para tomar banhos mais quentes em dias específicos, sem fazer do banho quente um hábito.
Você costuma tomar banho quente com frequência? Sente que isso prejudica a sua pele? Comente abaixo!
Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.