O Ozempic é uma medicação desenvolvida para o tratamento da diabetes tipo 2. Entretanto, o efeito emagrecedor da caneta injetável levou ao uso “off label” e, atualmente, vários mercados enfretam escassez.
A farmacêutica Novo Nordisk, que fabrica o Ozempic, já recomendou que a medicação seja utilizada apenas como está previsto na bula, ou seja, por pessoas com o diagnóstico de diabetes. Na Bélgica, as autoridades de saúde querem ir além, proibindo o uso por pessoas que não tenham a doença.
Ozempic restrito na Bélgica
“Orientamos os médicos a reservar este medicamento para os pacientes que têm diabetes tipo 2”, disse o ministro da Saúde belga, Franck Vandenbroucke, à emissora belga RTBF.
O passo seguinte – proibição – evitaria que as pessoas que precisa do medicamento para controlar a diabetes fiquem sem. Vandenbroucke disse que a restrição pode ser temporária, de algumas semanas ou meses, conforme necessário, até que a disponibilidade do medicamento aumente.
No Reino Unido, médicos foram obrigados a parar de prescrever Ozempic para pessoas que não têm diabetes tipo 2. Por conta da escassez, eles também estão proibidos de iniciar o tratamento com semaglutida injetável, o principio ativo do remédio, para novos pacientes diabéticos.

ozempic
As canetas são indicadas para o tratamento da diabetes
Shutterstock

Queda de massa magra do Ozempic preocupa usuários mais velhos
Elas atuam imitando hormônios que regulam o açúcar no sangue e também diminuiem o apetite
Reprodução

Ozempic e similares serão investigadas por gerar pensamentos suicidas Injeções para perda de peso serão analisadas na Europa por terem possível elo com casos de depressão profunda e automutilação
O efeito de emagrecimento fez a medicação ser usada “off label”
Getty Images
0
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!