O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi submetido a uma blefaroplastia, uma cirurgia plástica para a retirada de excesso de pálpebra. O procedimento foi realizado nessa sexta-feira (29/9), enquanto o mandatário passava pela colocação de prótese no quadril.
De acordo com a equipe médica, os dois procedimentos realizados no hospital Sírio Libanês, em Brasília, foram bem sucedidos e sem intercorrências.
Blefaroplastia
A blefaroplastia é uma cirurgia plástica para a retirada do excesso de pele ou bolsas de gordura das pálpebras superiores e/ou inferiores. O procedimento de baixa complexidade é feito sob anestesia local e sedação. Quando feito isoladamente, ele não exige internação e o paciente é liberado para casa no mesmo dia da cirurgia.
“A blefaroplastia visa a retirada e remodelamento de tecidos palpebrais em excesso ou mal posicionados. Quando existe indicação de retirada de bolsas de gordura nas pálpebras inferiores, esta pode ser pela via interna ou transconjuntival, esta técnica confere mais segurança ao procedimento que pode ou não ser acompanhado da retirada de pele, caso haja necessidade”, explica a oftalmologista Fernanda Fayad, do CBV-Hospital de Olhos, especialista em plástica ocular.

Cirurgias no quadril e na pálpebra foram bem-sucedidas e sem intercorrências
Hugo Barreto/Metrópoles
@hugobarretophoto

Mandatário fez cirurgia no quadril na sexta (29/9)
Igo Estrela/Metrópoles
@igoestrela

Lula passará pelo menos três semanas no Alvorada, segundo equipe médica
Hugo Barreto/Metrópoles
@hugobarretophoto
0
É comum que a região operada ganhe uma coloração arroxeada e com edema no pós-operatório, mas os pacientes não costumam relatar dor. “É uma cirurgia que tem uma boa recuperação, rápida e, na maioria das vezes, indolor”, afirma a médica.
Durante a primeira semana após a cirurgia são necessários alguns cuidados, como uso de gelo no local, repouso relativo e o uso de pomadas e colírios prescritos pelo cirurgião.
Os pontos são retirados entre cinco e sete dias após a cirurgia e, a partir daí, a pessoa pode retomar às suas atividades rotineiras, evitando apenas a exposição excessiva ao sol.
A oftalmologista ressalta a importância de o paciente ter atenção aos cuidados do pós-operatório para ter uma recuperação sem intercorrências. “Infecção e hemorragia são riscos inerentes de todo procedimento cirúrgico. Quando o paciente segue à risca as orientações médicas, geralmente corre tudo bem”, considera.