A mucosite é uma reação adversa que se relaciona aos tratamentos oncológicos, como a quimioterapia e a radioterapia. Ela é um efeito que se caracteriza pela inflamação, descamação, formação de erosões ou úlceras na mucosa oral.
Para amenizar essa condição, antes de iniciar qualquer tratamento para o câncer, se indica que veja todos os problemas odontológicos que ele possa ter. Dessa forma, é possível realizar os procedimentos necessários antes da terapia oncológica.
Quando se inicia o tratamento para o câncer, um dos aliados para amenizar os sintomas da mucosite é a laserterapia. Esse processo ocorre por meio de um laser de baixa potência, que estimula a cicatrização das lesões e melhora a qualidade de vida do paciente.
Segundo a cirurgiã-dentista, Ianara Pinho, a laserterapia é feita em consultório odontológico, pelo próprio cirurgião dentista, normalmente habilitado na técnica. “Ele usa esse laser na frequência adequada para o tratamento da mucosite e com isso o paciente consegue lidar melhor com essa situação, que pode ser muito desconfortável e diminuir a qualidade de vida”.
De acordo com uma publicação da revista Translational Oncology, a mucosite afeta 40% das pessoas que realizam quimioterapia. Além disso, ela está presente em até 100% dos pacientes que fazem tratamento oncológico de cabeça e pescoço.
Sintomas da mucosite
A mucosite dificulta a alimentação, podendo impactar negativamente no tratamento oncológico. Por isso, é fundamental atentar-se aos sinais e buscar um profissional para uma abordagem correta. Confira os principais sintomas abaixo.
- Vermelhidão;
- Inchaço ou dor;
- Sangramento na boca;
- Salivação excessiva;
- Placas de pus.
Ademais, a condição pode afetar outros tecidos da cavidade bucal. É o caso da gengiva e da língua, por exemplo. Os sintomas podem resultar em dores para comer e dificuldade para engolir ou falar.
Leia a notícia completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!