Uma molécula presente em todas as células do nosso organismo e fundamental para a saúde. Se você ainda não conhece a coenzima Q10 e os seus benefícios, chegou a hora: este artigo vai te ajudar.
Também conhecida como ubiquinona, a coenzima Q10 é uma provitamina produzida naturalmente pelo nosso corpo e encontrada em todas as células, com maiores concentrações no coração, músculos, cérebro e fígado.
Ela tem um papel importante no metabolismo celular, especialmente dentro das mitocôndrias, isto é, as organelas responsáveis pela produção de energia.
Diversos estudos mostram que a coenzima Q10 oferece benefícios para a saúde e pode contribuir para uma melhor qualidade de vida.
Quer saber quais são esses benefícios e como suplementar a coenzima Q10 corretamente? Continue lendo para descobrir mais sobre a substância e como ela pode ajudar a otimizar sua saúde e bem-estar.
O que é a coenzima Q10?
A coenzima Q10 (CoQ10) é uma substância lipossolúvel, com estrutura semelhante à de uma vitamina. Ela atua na produção de ATP (ligada à energia rápida nas células), e auxilia na prevenção de doenças e no combate ao envelhecimento precoce, graças à sua ação antioxidante.
Descoberta em 1957, na Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, é solúvel em gordura e também chamada de ubiquinona.
É naturalmente produzida pelo corpo humano e também pode ser encontrada em alimentos como nozes, amêndoas, legumes e carnes. Existem ainda suplementos nutricionais de CoQ10.
Leia mais: 5 alimentos antioxidantes para conhecer e inserir na rotina
Para que serve a coenzima Q10?
Desde sua descoberta, a coenzima Q10 tem sido alvo de muitos estudos que revelaram seus diversos benefícios para a saúde.
Essa substância atua diretamente no metabolismo celular, fornecendo energia para as células – tanto mitocondriais quanto extramitocondriais – e auxiliando na recuperação muscular.
Além disso, a CoQ10 tem um papel importante na proteção das células contra danos, atuando como um antioxidante.
Por essas razões, ela é utilizada para favorecer o desempenho físico, desacelerar sinais de envelhecimento e proteger o cérebro. A substância também pode contribuir para a saúde da pele e melhorar seu aspecto.
Quais são os sintomas da falta de coenzima Q10 no organismo?
A deficiência de coenzima Q10 pode se manifestar de várias formas, já que essa substância cumpre funções vitais em todas as células.
Entre as manifestações clínicas associadas à deficiência de CoQ10, destacam-se:
- Encefalomiopatia: esta é uma das principais manifestações clínicas associadas à deficiência de CoQ10, caracterizada por uma combinação de sintomas neurológicos e musculares;
- Doença multissistêmica infantil grave: este é outro fenótipo clínico da deficiência de CoQ10, caracterizado por afetar múltiplos sistemas do corpo, muitas vezes desde a infância;
- Nefropatia: a deficiência de CoQ10 também pode afetar os rins, levando a doenças renais;
- Ataxia cerebelar: problemas de coordenação e equilíbrio devido à disfunção cerebelar;
- Miopatia isolada: alguns pacientes apresentam miopatia, uma doença muscular, como um sintoma isolado da deficiência de CoQ10.
É importante ressaltar que a identificação da deficiência de CoQ10 é muito importante, pois os problemas decorrentes dela, principalmente os sintomas musculares e a nefropatia, frequentemente respondem bem à suplementação.
No entanto, a condição deve ser reconhecida suficientemente cedo, antes que danos irreversíveis aos tecidos ocorram.
Quais são os benefícios da coenzima Q10?
Quando falamos em coenzima Q10, benefícios não faltam. Sua principal atuação está no metabolismo celular, onde ajuda a melhorar o desempenho físico, a recuperação de lesões e a saúde da pele.
A seguir, vamos explorar os principais benefícios da CoQ10.
Auxilia no controle do colesterol
Uma pesquisa realizada no ano de 2018 evidenciou os efeitos da CoQ10 e conseguiu mostrar que houve uma redução no colesterol total, triglicérides e aumento do HDL com o consumo dessa coenzima.
Leia mais: EPA e DHA: para que servem, diferenças e como suplementar
Auxilia no controle de diabetes
Um estudo realizado com pessoas que possuíam diabetes e que receberam 100 mg de coenzima Q10 durante 12 semanas evidenciou uma melhora nos níveis de açúcar no sangue em jejum.
Assim, conclui-se que ela pode ser uma auxiliadora no controle glicêmico para pessoas com diabetes.
Previne doenças cardiovasculares
Devido a sua ação nos níveis de colesterol e melhora de HDL, a coenzima Q10 contribui para a prevenção das doenças cardiovasculares evitando que o organismo seja afetado por danos decorrentes do descontrole neste sistema.
Auxilia na redução de dores de cabeça
Muitas pessoas sofrem com dores de cabeça frequentes, que podem ter distintas causas. Alguns gatilhos para esse tipo de desconforto podem se relacionar com determinados alimentos.
Em contrapartida, outros alimentos contêm substâncias que, potencialmente, podem exercer papel preventivo no combate às dores de cabeça, como os alimentos ricos em magnésio, Q10, riboflavina, entre outros.
Ajuda a tratar problemas emocionais
Além de promover benefícios à saúde de modo geral por sua ação antioxidante, a coenzima Q10 pode auxiliar na oxigenação do cérebro.
Como consequência, pode ter papel indireto na redução de estresse e ansiedade, regulação do humor, melhora do sono e diminuição da fadiga.
Neutraliza a ação dos radicais livres
Os antioxidantes, como a coenzima Q10, são substâncias capazes de atrasar ou inibir as taxas de oxidação.
Nutrientes antioxidantes atuam na prevenção e reversão de doenças pelo fato de potencializarem algumas enzimas capazes de eliminar radicais livres (substâncias formadas durante os processos metabólicos).
Na ausência dos antioxidantes, radicais livres em excesso provocam danos às células. Esse desequilíbrio constante no organismo pode, no longo prazo, contribuir para o surgimento de algumas doenças como câncer, doenças degenerativas, entre outras.
Devido a seu alto potencial antioxidante, a Q10 consegue neutralizar a ação dos radicais livres no organismo e evitar os possíveis danos causados por esses agentes ao nosso DNA.
Melhora da pele
Os radicais livres também são um dos grandes causadores do envelhecimento precoce. Graças à sua atividade antioxidante, a CoQ10 auxilia no combate a esse processo.
Ao proteger as células da pele, ela ajuda a prevenir rugas, linhas de expressão e outros sinais de envelhecimento precoce.
Leia mais: A proteína e sua função no envelhecimento saudável
Auxilia na recuperação da massa muscular
A substância também é uma das principais responsáveis pela produção adequada de energia, o que é importante para os treinos, além de atuar no processo metabólico da lipólise, queimando gordura.
Assim, oferece suporte à manutenção de uma rotina de exercícios e auxilia na recuperação da massa muscular.
Vale lembrar que, para a manutenção da massa muscular, é necessária a realização de atividade física adequada e orientada por um profissional, bem como uma rotina alimentar capaz de prover todos os nutrientes necessários à síntese muscular.
Auxilia na fertilidade
O papel da CoQ10 na atividade mitocondrial afeta as mais diferentes células que consomem energia, incluindo as de ovário, testículos, sistema nervoso central, coração, entre outras.
Assim, manter níveis adequados de CoQ10 é importante para a saúde geral, embora não haja evidências de relação direta com promoção da fertilidade.
Estimula a produção de colágeno
Um estudo investigou o efeito da CoQ10 em fibroblastos humanos cultivados em laboratório. Os resultados mostraram que o tratamento aumentou os níveis intracelulares de CoQ10 e promoveu a proliferação de fibroblastos.
Além disso, a CoQ10 aumentou a expressão de RNA mensageiro (mRNA) de colágenos tipo I, IV e VII, elastina e HSP47, sugerindo que a substância pode aumentar a produção de colágeno na pele e ter potencial para aplicações anti-sinais.
Melhora o funcionamento de órgãos vitais
A coenzima Q10 também tem um papel importante no bom funcionamento de órgãos vitais, como coração, fígado, pulmões e rins.
Isso porque ela ajuda esses órgãos a manterem suas funções em alta eficiência, devido à produção de energia nas células.
Com mais energia disponível, o corpo consegue se recuperar melhor e funcionar de maneira mais saudável e equilibrada.
Quais alimentos contêm coenzima Q10?
Agora você já conhece melhor a coenzima Q10, benefícios e funções. É hora de saber em quais alimentos ela está presente. Destacamos alguns:
- amêndoas;
- espinafre;
- brócolis;
- carnes, como peixes e aves;
- abacate;
- cogumelos frescos;
- gergelim;
- laranja;
- nozes.
Onde encontrar a suplementação da coenzima Q10?
A coenzima Q10 pode ser encontrada em diversos formatos de suplementos, como cápsulas, comprimidos e até mesmo em produtos tópicos para a pele.
A disponibilidade e variedade desses produtos têm crescido bastante nos últimos anos, o que torna ainda mais fácil encontrar a opção ideal para suas necessidades.
Aqui na Nutrify você encontra a CQ10 em sua forma mais pura! Acesse e conheça.
Quem precisa suplementar coenzima Q10?
Em geral, a suplementação de coenzima Q10 é recomendada para diversos perfis de pessoas.
Um exemplo é quem toma medicamentos que podem suprimir sua produção no organismo, como as estatinas, usadas no controle do colesterol.
Quem utiliza betabloqueadores para pressão alta, doenças cardiovasculares e enxaqueca, ou antidepressivos tricíclicos, também pode se beneficiar. Já os diabéticos podem usar a Q10 para ajudar no controle da glicemia.
Além disso, ela reforça o sistema imunológico e é indicada para quem tem imunidade baixa, problemas cardíacos ou musculares.
Por sua vez, os atletas também podem melhorar a performance física com sua suplementação.
Qual é a quantidade diária recomendada de coenzima Q10?
Geralmente, a dose recomendada de coenzima Q10 fica entre 30 e 400 miligramas por dia. No entanto, para tratar condições específicas, como doenças cardíacas ou sinais de envelhecimento, a dosagem pode ser maior, chegando a 100 ou 200 miligramas por dia.
É importante lembrar que a quantidade ideal varia de pessoa para pessoa e depende de fatores como idade, condição de saúde e objetivo da suplementação.
Por isso, é fundamental consultar um médico ou nutricionista para determinar a dosagem mais adequada para cada caso.
Como tomar coenzima Q10?
As doses de suplementos que incluem coenzima Q10 devem considerar vários aspectos, como idade, atividade física, peso, entre outros. Ou seja, para cada pessoa, a recomendação pode ser diferente.
Como dito anteriormente, as recomendações vão de 30 a 400 mg por dia. Mas lembre-se de consultar um especialista antes da suplementação. Esse profissional irá prescrever a dose mais adequada às suas necessidades.
Quais são as contraindicações da coenzima Q10?
As contraindicações do consumo de Q10 estão relacionadas a pessoas com alguma sensibilidade ao produto. Pessoas com hipoglicemias também devem ficar atentas, já que a substância pode reduzir a glicose.
Por sua vez, gestantes devem sempre conversar com seu médico antes de iniciar qualquer suplementação.
Saiba mais: Suplementação na gravidez é permitido? Entenda!
Conheça outros suplementos valiosos para manter a sua saúde em dia
A coenzima Q10, por si só, é um excelente aliado para a saúde. Mas outros nutrientes também cumprem um papel fundamental e complementar, como por exemplo, o ômega 3.
Assim como a Q10, o ômega 3 contribui para a saúde do coração. Logo, ao combinar esses dois nutrientes, é possível potencializar seus benefícios.
Pensando nisso, a Nutrify oferece o Ômega Beat, um lançamento que une o ômega 3 com a coenzima CoQ10 em uma única cápsula.
Dessa forma, o suplemento proporciona uma combinação sinérgica para o cuidado do seu bem-estar geral, incluindo a saúde cardiovascular
Quer saber mais sobre os benefícios dessa combinação exclusiva? Visite nosso site e conheça o Ômega Beat.
Conclusão
A CoQ10 oferece diversos benefícios para o metabolismo celular e a saúde do coração, músculos e pele. Além de sua produção natural no corpo, ela pode ser suplementada para melhorar a energia e a recuperação física.
Com a suplementação correta e bem orientada, de acordo com as necessidades individuais de coenzima Q10, benefícios diversos podem ser sentidos. Sua saúde agradece.
Referências bibliográficas
Mosca. S.S; Sanches. R. A; Comune.A.C. A Importância Dos Antioxidantes Na Neutralização Dos Radicais Livres: Revista Saúde em Foco – Edição nº 9 – Ano: 2017.
Coenzima Q10: o uso na Reprodução Humana. Disponível em: <https://vidabemvinda.com.br/coenzima-q10-o-uso-na-reproducao-humana/#:~:text=A%20coenzima%20Q10%20na%20Reprodu%C3%A7%C3%A3o%20Humana&text=%C3%89%20essencial%20para%20a%20atividade,CoQ10)%20pode%20melhorar%20a%20fertilidade>. Acesso em 04 set 2024.
MOUNT SINAI. Health Library: Coenzyme Q10. Disponível em: <https://www.mountsinai.org/health-library/supplement/coenzyme-q10>. Acesso em 04 set 2024.
PRAVST, Igor et al. Coenzyme Q10 Contents in Foods and Fortification Strategies. Critical Reviews in Food Science and Nutrition. Vol.50. 269-280, 2010.
JAFARI, Mehdi et al. Coenzyme Q10 in the treatment of heart failure: A systematic review of systematic reviews. Indian Heart Journal. Suppl.1; S111-S117, 2018.
O post Coenzima Q10: benefícios, função e dicas de como suplementar apareceu primeiro em Blog Nutrify.