Desde 2003 o mês de novembro vem acompanhado da campanha “Novembro azul” que tem como objetivo chamar atenção da população para a saúde do homem, focando na prevenção e no diagnóstico precoce de doenças que afetam a comunidade masculina. Entre as doenças que mais acometem a população masculina está o câncer de próstata, ele ocupa o segundo lugar no ranking de cânceres mais comuns nos homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma.
De acordo com o INCA – Instituto Nacional do Câncer, a cada 38 minutos morre um homem devido ao câncer de próstata. De modo geral, o câncer de próstata não apresenta sintomas no início da doença, dificultando a cura e diagnóstico da mesma, em cerca de 95% dos casos os sinais aparecem quando a doença já está em estado avançado.
Os tumores, geralmente, crescem de forma lenta, o que contribui para a demora da manifestação dos sintomas, quando o câncer de próstata está avançado os sintomas que podem surgir são: dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou sêmen.
Para maiores chances de cura, é imprescindível o diagnóstico precoce, a recomendação é que a partir dos 45 anos os homens com histórico de câncer de próstata na família busque um médico urologista, e para os que não possuem histórico de câncer de próstata na família é importante que busquem o urologista a partir dos 50 anos de idade.
Como um estilo de vida saudável pode ajudar a prevenir o câncer de próstata?
Assim como na prevenção de diversas outras doenças, para prevenir o câncer de próstata é necessário investir na mudança do estilo de vida, incluindo na rotina práticas saudáveis que trazem grande impacto não só para prevenção de doenças, mas também para uma maior qualidade de vida. Por isso, inclua na sua rotina estes hábitos:
- Praticar atividade física de intensidade moderada 5 vezes na semana (no mínimo 30 minutos por dia);
- Realizar controle do peso, pois a obesidade é um dos fatores de risco para o surgimento do câncer de próstata;
- Não fumar e consumir bebidas alcoólicas em excesso;
- Investir no consumo de alimentos in natura e minimamente processados;
- Consumir pelo menos 5 porções de frutas e verduras ao longo do dia;
- Evitar o consumo de alimentos fonte de gorduras saturadas, como alimentos de origem animal (ex: carnes, leites e queijos integrais);
- Consumir de 1 a 2 porções de peixes por semana;
- Preferir alimentos orgânicos, que são livres de contaminantes químicos;
A complementação nutricional, através dos suplementos alimentares, também é importante em muitos casos. Nutrientes como zinco, vitaminas E e D, selênio, ômega 3 e licopeno possuem efeito protetor contra o câncer de próstata, por isso é extremamente importante um acompanhamento com nutricionista para garantir uma dieta equilibrada e protetora.
Fonte: Vanessa Rocha – Nutricionista da Rede Mundo Verde.
Vanessa Rocha é nutricionista registrada CRN-3 66691, formada pela universidade São Judas, especialista em Comportamento alimentar, pós-graduanda em Nutrição clínica e esportiva e em Saúde pública.
Atua no departamento de nutrição do MV, onde é responsável por treinamentos internos e elaboração de conteúdos científicos.
Referências:
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Câncer de próstata. Disponível em: https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/tipos/prostata. Data de acesso: 07/10/2024.
BVS: MINISTÉRIO DA SAÚDE. Novembro Azul: mês mundial de combate ao câncer de próstata. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/novembro-azul-mes-mundial-de-combate-ao-cancer-de-prostata/. Data de acesso: 07/10/2024.
GOMES, R et al. A prevenção do câncer de próstata: uma revisão da literatura. Instituto Fernandes Figueira, Fundação Oswaldo Cruz, 2006.
OLIVEIRA, P et al. Perception of men on the influence of food on prostate câncer. Revista enfermagem atual in derme, 2019.
The post Como um estilo de vida saudável pode auxiliar na prevenção do câncer de próstata appeared first on Blog Mundo Verde.