Um dos objetivos mais comuns nas academias é o ganho de massa muscular. A hipertrofia ocorre quando o exercício físico provoca microlesões nas fibras dos músculos e, durante o processo de regeneração, elas crescem.
Apesar da musculação – com o levantamento de pesos – ser o exercício mais associado ao ganho de massa muscular, toda atividade que gere resistência contra a ação do corpo provoca hipertrofia. A velocidade dos resultados vai depender da constância e da intensidade do treinamento.
“A musculação não é o único meio para ganhar massa muscular, mas é o mais rápido. O estímulo é mais efetivo porque localizado. No entanto, a calistenia, o crossfit e o treinamento funcional também exigem resitência e provocam aumento da massa magra”, afirma o personal trainer Leandro Twin.
A importância da massa magra para a saúde do corpo vem sendo comprovada por diversos estudos. A musculatura permite que o metabolismo funcione de maneira mais rápida, ajudando no controle do colesterol e do açúcar no corpo.
Confira alguns exemplos de exercícios para ganhar massa muscular:
1. Crossfit
Por ser um treinamento que abrange condicionamento físico, resistência e força, o crossfit pode contribuir para o ganho de massa muscular. A modalidade consiste em movimentos variados de alta intensidade com uso, ou não, de equipamentos para ajudar no estímulo do corpo.

Para ganhar massa muscular de forma saudável, é preciso seguir uma rotina com atividade física regular e alimentação rica em fontes de proteína
Getty Images

As repetições dos exercícios devem ser lentas, principalmente na fase de contração do músculo. Assim, mais efetivo será o ganho de massa muscular durante o período de recuperação
Getty Images

Não pare o exercício assim que começar a sentir dor ou sensação de queimação. É nesse momento que as fibras brancas do músculo começam a ser rompidas, levando à hipertrofia
Getty Images

Treine de três a cinco vezes por semana. Mas, alterne os grupos musculares. O descanso é fundamental para a hipertrofia
Getty Images

Tenha uma alimentação saudável e rica em proteínas. Elas são responsáveis pela manutenção das fibras musculares e estão diretamente relacionadas à hipertrofia
Getty Images

Getty Images

iStock

É preciso ter paciência para alcançar os resultados desejados e treinar sempre com orientação
Getty Images

Não pare quando atingir o objetivo para evitar a perda da definição conquistada. Geralmente, a perda de massa muscular pode ser observada em apenas 15 dias sem treino
iStock

Manter uma rotina regrada favorece o aumento dos músculos. Não pare quando conseguir seus objetivos, pois a perda de massa magra é perceptível em apenas duas semanas sem atividades
Getty Images

O tempo de descanso entre os treinos também influencia nos resultados
Unsplash
0
2. Funcional
O treino funcional consiste em exercícios multiarticulares que trabalham diversas áreas do corpo simultaneamente. Além de melhorar a mobilidade e prevenir lesões, a prática é bastante indicada para sair do sedentarismo.
A atividade também pode contribuir para hipertrofia muscular. No entanto, como a intensidade é menor, os ganhos de musculatura vão demorar mais a aparecer.
3. Calistenia
A calistenia é um tipo de exercício no qual a pessoa executa movimentos variados e usa o peso do próprio corpo como resistência. Os praticantes não se concentram em um grupo muscular isolado. mas a prática é intensa. A modalidade promove o aumento de volume muscular e também resulta em um bom gasto calórico.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.