A campanha Dezembro Laranja, foi criada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia com o objetivo de prevenir o câncer de pele, que é o tumor de maior incidência no Brasil. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), até o final de 2016, estima-se em média 181 mil novos casos, sendo que, deste total, 5.670 mil correspondem a novos casos de melanoma. A exposição solar excessiva, sem proteção, pode provocar alterações celulares, levando ao desenvolvimento de câncer de pele.
Alguns cuidados básicos ajudam na prevenção, são eles:
Procurar evitar a exposição excessiva à radiação solar, composta pelos raios UVB (responsável pela queimadura avermelhada da pele) e UVA (ultravioleta), principalmente entre 10h e 16h. A radiação UVA penetra profundamente na pele e é a principal responsável pelo câncer da pele. Sua intensidade varia pouco ao longo do dia, sendo intensa não somente em dias de sol, mas também com o céu nublado, por isso é fundamental utilizar protetor solar diariamente.
A alimentação pode ser um grande aliado na prevenção deste tipo de câncer também, já que diversos alimentos possuem diversos compostos bioativos, e esses são capazes de reduzir danos oxidativos, e assim retardar o processo de danos à pele, principalmente os carotenoides, flavonoides, polifenóis, cafeína, ômega-3, vitamina C, vitamina E, selênio, podem apresentar capacidade fotoprotetora da pele.
Além disso, o excesso de peso e obesidade podem contribuir para o surgimento do câncer de pele, onde o acúmulo de gordura implica em modificações hormonais e condição inflamatória, podendo causar a proliferação celular, levando ao câncer.
Desta forma, há evidências promissoras de que intervenções dietéticas podem beneficiar indivíduos com alto risco de carcinoma de pele. O consumo de frutas, verduras e hortaliças, que apresentam compostos bioativos naturais com os antioxidantes, anti-inflamatório, antimutagênico, anticarcinogênico e propriedades imunomodulatórias. Se possível, esses alimentos ou pelo menos parte deles devem ser orgânicos, livres de pesticidas e agrotóxicos.
Carotenóides (betacaroteno, licopeno): são pigmentos lipossolúveis (necessitam de gordura para melhorar a absorção, como a vitamina E), e responsáveis pelas colorações dos alimentos amarelos alaranjados e possuem ação fotoprotetora quando consumidos diariamente e está presente em alimentos como na melancia, tomate, cenoura, abóbora, mamão, acerola, goiaba, manga, Gojiberry.
Polifenóis: atuam como antioxidantes que protegem o metabolismo de lesões oxidativas, e essas são promotoras de doenças como o câncer. Desta forma, esse antioxidante atua na prevenção pois são potentes fotoprotetores. Consuma linhaça, chá verde, oleaginosas, orégano, cacau, maçã, romã, framboesa, mirtilo, amoras, soja, uvas, própolis, cúrcuma, cebola roxa, entre outros.
Estudos sugerem que o consumo de diário de polifenóis presentes em frutas, vegetais, vinho, chá verde, cafeína e peixes fontes de ácidos graxos – ômega-3, foi associado a menor risco de desenvolvimento de câncer de pele, pois estes alimentos possuem agentes anti-inflamatórios e antioxidantes.
Desta forma, manter uma dieta que preconiza frutas, legumes, chá, peixes ricos em ácidos graxos ômega-3 como a sardinha, anchova, atum e salmão. O consumo de vegetais cozidos 5x por semana, vegetais crucíferos 3x por semana, vegetais de folhas verdes pelo menos 3x por semana, frutas e frutas críticas diariamente, pelo menos 2x por dia e o uso de ervas frescas podem contribuir significativamente na diminuição do risco de câncer de pele.
The post Dezembro laranja: alimentos que ajudam na prevenção do câncer de pele. appeared first on Blog Mundo Verde.