Você já ouviu falar da dieta da banana, do chá de banana ou então da técnica da banana para emagrecer? Apesar de existirem diferentes versões, a estratégia restritiva consiste em se alimentar diariamente da fruta. Nessa dieta, você pode, por exemplo, substituir todos os alimentos da refeição matinal por banana à vontade ou consumir apenas quatro bananas acompanhadas de um ou dois copos de água em temperatura ambiente ou morna.
A tendência do emagrecimento, que viralizou pela primeira vez em 2008 no Japão, foi criada pela farmacêutica Sumiko Watanabe, especialista em medicina preventiva. Recentemente, a técnica voltou a ser tendência.
A banana realmente tem benefícios. “É uma fruta classificada como um alimento com alto valor nutricional, sendo rica em potássio, vitaminas do complexo B, magnésio, fibras e triptofano. A fruta também possui efeito antioxidante, antibacteriano, antitrombótico, vasodilatador, anti-inflamatório e anticarcinogênico. Ou seja, a fruta pode ser uma fonte alimentar barata e rica em fibras dietéticas”, explica o médico nutrólogo Jefferson Alexandre, que faz parte do time da Odara.
Porém, isso não quer dizer que a dieta da banana seja necessariamente uma boa opção: ela também traz desvantagens e riscos.
Riscos da dieta da banana para emagrecer
Primeiramente, ao contrário do que se espera ao fazer a dieta, o exagero no consumo de banana pode atrapalhar o emagrecimento.
“A redução de peso defendida pela dieta se daria pela saciedade causada pela fruta, que, ao criar uma espécie de gel no estômago, levaria à demora da digestão. Porém, o consumo exagerado da banana pode dificultar o emagrecimento, justamente por ela ser rica em carboidratos, o que aumenta o valor calórico das refeições”, diz Jefferson.
Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!