Um jovem de 26 anos morreu no Reino Unido devido ao encolhimento de sua bexiga causado pelo vício em ketamina, droga com propriedades sedativas usada como antidepressivo em alguns casos. O caso aconteceu em setembro, e a família tenta convencer o governo do país a tratar a substância de maneira semelhante a outras como cocaína, ecstasy ou heroína.
O engenheiro de software Rian Roger estava no chuveiro quando morreu em consequência dos efeitos agudos da substância, como aconteceu com o ator Matthew Perry, conhecido pelo papel de Chandler na série Friends.
A mãe de Rian, Clare Rogers, tentou de tudo para ajudar o filho a superar o vício pela droga. Porém, ele continuou a usá-la e, com o tempo, passou a sentir fortes dores abdominais. Em 2021, os exames apontaram que a ketamina havia diminuído a capacidade de sua bexiga em 82%.
“Esta droga é uma assassina e precisa ser tratada como uma substância de classe A”, afirma Clare, em entrevista ao The Times. “Rian era alegre, inteligente, e tinha muitos amigos. Ele tinha tudo pelo que viver, mas a ketamina tirou tudo isso”, acrescenta a mãe, em entrevista ao The Sun.
Rian começou a usar ketamina em 2018, quando um amigo muito próximo morreu em um acidente de carro. Segundo Clare, a droga se tornou uma ferramenta para ajudá-lo a lidar com a tristeza e a dor. No entanto, o uso ficou cada vez mais frequente até causar a morte do rapaz.
De acordo com urologistas, milhares de jovens sofrem com o efeito da bexiga de ketamina por ano, que ocorre devido ao uso excessivo da droga. Os pacientes dependentes da substância podem desenvolver incontinência urinária a ponto de encher garrafas com urina ensanguentada durante a noite.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!