Os usuários assíduos do TikTok devem ter notado que uma nova hashtag está bombando: a #fillermigration. Nela, as pessoas mostram casos de migração de preenchimento, deformidade que pode aparecer após procedimentos estéticos.

O problema costuma ocorrer com mais frequência na região facial, especialmente os lábios. A migração de preenchimento não acontece devido à qualidade do produto utilizado, mas sim à aplicação inadequada, fazendo com que a substância se desloque para regiões que não deveria.
Muitas são as causas da migração de preenchimento, mas a principal é a técnica utilizada. Como, por exemplo: se uma quantidade muito grande do produto é injetado, ou se é realizado em locais onde a musculatura está em constante movimento, como queixo e lábios.
Se o produto for aplicado em uma profundidade e pressão inadequadas também pode ocorrer esse deslocamento para locais de menor pressão.
O incidente já ocorreu com celebridades como a influencer Nathalia Valente e a socialite internacional Kylie Jenner. No caso da brasileira, a influenciadora digital relatou posteriormente que havia retirado o ácido hialurônico devido a uma aplicação inadequada.
Outro motivo para ocorrer o deslocamento é quando os preenchedores são definitivos, ou seja, não são absorvidos naturalmente pelo corpo, como é o caso do PMMA e o silicone líquido.
- Veja também: PMMA: entenda os riscos após influencer perder parte do lábio
Mesmo que geralmente ocorra no rosto, é possível que a deformidade atinja o corpo todo, podendo ocorrer, por exemplo, a migração dos glúteos para a virilha, posterior de coxa e atrás do joelho.
A migração do preenchimento é facilmente notada com o surgimento de volume ou deformidade em áreas próximas ao local da aplicação. Apenas uma avaliação médica, com a realização de ultrassonografia ou ressonância nuclear magnética, podem identificar o problema.
Além de rara, a condição também é facilmente corrigida quando ocorre com ácido hialurônico. Neste caso, é feita a aplicação de uma enzima chamada hialuronidase, que absorve e remove todo o produto.
Entretanto, mesmo se não for feito um tratamento para a migração, a substância será absorvida naturalmente pelo corpo em um período de seis meses a dois anos.
O problema maior, portanto, é quando o produto utilizado é definitivo. Neste caso, é necessária a intervenção cirúrgica para a retirada do material, aumentando o risco de cicatrizes e possíveis deformidades permanentes.
Em casos ainda mais raros, a migração pode causar problemas mais graves, como um processo inflamatório crônico e dificuldade de drenagem linfática, com edema associado.
Para evitar problemas, pesquise muito bem sobre o tratamento e o profissional responsável antes de realizar qualquer procedimento estético. E lembre-se: o barato pode sair caro!
Você já fez preenchimentos? Já viu algum caso de deslocamento de preenchimento? Comente abaixo!
Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.