Antioxidantes são moléculas encontradas em diversos alimentos que atuam prevenindo o envelhecimento das células e doenças crônicas degenerativas, como diabetes, hipertensão, obesidade, doenças cardiovasculares, renais, hepáticas e até mesmo o câncer. Pois impedem o efeito danoso dos radicais livres, reduzindo a oxidação das moléculas que constituem as membranas das células.
Mas o que são radicais livres?
São átomos naturalmente pelo nosso organismo, através de diversas reações metabólicas. Podem estar presente em no organismo em grande quantidade em diferentes situações, como por exemplo, exercícios físicos de alta intensidade e duração, exposição ao sol em demasiado, fumar ou ingerir alimentos como frituras e refinados, podendo ocasionar o envelhecimento precoce e doenças como Parkinson, Alzheimer, entre outras.
Veja abaixo os grupos de cores, antioxidantes e seus benefícios à nossa saúde:
Amarelo/Laranja – Betacaroteno – Esse antioxidante é bastante relacionado com a saúde da pele, pois age auxiliando na proteção das células contra a ação dos radicais livres e na manutenção da saúde da pele. Está presente em alimentos como a cenoura, damasco, manga, entre outros.
Vermelho – Licopeno – Substância carotenoide que dá a cor avermelhada aos alimentos, evita o estresse oxidativo e os danos celulares. O licopeno tem efeito potencial protetor sobre a carcinogênese, estudos demonstraram uma relação inversa entre a ingestão de licopeno e a incidência de câncer de próstata. Está presente principalmente no tomate, mas também na melancia, morango e pimentão vermelho.
Roxo – Antocianina – Pigmento natural que fornece essa coloração aos alimentos e possui ações antioxidantes no organismo. Diversos estudos relacionam efeitos benéficos desse antioxidante sobre o câncer, como o de mama. Além de agir em defesa e no fortalecimento da imunidade. Alimentos como açaí, amora, berinjela, mirtilo, jabuticaba, cereja, figo, framboesa, repolho roxo, batata roxa, berinjela, entre outros, são importantes fontes de antocianina na dieta.
Verde escuro – Clorofila – Presente principalmente nos alimentos de coloração verde escuro, ajuda a neutralizar os radicais livres no corpo, participa na detoxificação do organismo e no sistema imunológico e aumenta a oxigenação, melhorando a absorção e nutrientes para as células. Alimentos fonte são chlorella, espinafre, rúcula, broto de alfafa, couves de Bruxelas, couve e algas marinhas verde azulada como a Spirulina.
Alimentos que possuem alto teor de antioxidantes são cúrcuma, frutas vermelhas, aveia, azeite de oliva, chás como chá verde, semente (linhaça, semente de abóbora etc.) e oleaginosas (castanhas, amêndoas, macadâmia etc.), folhas verdes escuras, entre outros.
Ainda existem alguns suplementos que fornecem uma alta concentração de antioxidantes, que podem fazer parte da nossa rotina. São eles: Glutationa (GSH), Coenzima Q10 (COQ10), Resveratrol, ácido alfalipóico (ALA), Astaxantina, Vitamina A, C e E e minerais como zinco, selênio, entre outros.
A nossa alimentação deve ter como base alimentos naturais, se possível, orgânicos. E quanto mais variada e colorida a alimentação, melhor. Pois desta forma, é possível variar a oferta de antioxidantes e nutrientes ingeridos.
Referências:
https://www.scielo.br/j/rn/a/bzHBTqBfJr8jmJn3ZXx9nMs/?format=pdf&lang=pt
http://www.unirio.br/ib/dmp/nutricao-integral/arquivos/fontes-de-consulta-complementar/Antioxidantes%20-%20FOOD%20INGREDIENTS%20BRASIL%20No6%20-%202009.pdf
The post Quais são os melhores antioxidantes naturais? appeared first on Blog Mundo Verde.