Quando falamos demais ou gritamos muito, é normal a rouquidão aparecer. Ela é um sinal de que houve alteração na qualidade da voz, seja na intensidade, tom ou no timbre vocal. No entanto, o sintoma também pode indicar problemas graves de saúde.
Vale destacar que a persistência da rouquidão é mais comum em pessoas que trabalham com a voz, mas não é exclusiva do grupo.
“O comportamento vocal pode influenciar o aparecimento de problemas, desde falar alto, se esforçar para falar em um tom diferente do seu, até não tomar água ou beber demais”, aponta a laringologista Adriana Hachiya, presidente da ABLV.
Apesar de comum, se a rouquidão permanecer por duas semanas ou mais, a situação deve despertar preocupação. Isso porque ela pode indicar a presença de doenças.
Entre as sérias enfermidades associadas à rouquidão está o câncer de laringe que tem 90% de chances de cura quando descoberto precocemente, mas que muitas vezes é negligenciado, especialmente entre os homens.
Além do câncer de laringe, outras doenças podem estar associadas à rouquidão. É o caso de gripe, resfriado, refluxo, tumores benignos e lesão nas cordas vocais, que se caracterizam principalmente pela presença de nódulos na região.
Leia a notícia completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!