Com o feriado da Páscoa se aproximando, é normal que as pessoas larguem a dieta para dar aquela escapadinha a mais para comer os chocolates característicos da data comemorativa. Porém, quando consumido em excesso, o chocolate pode causar inchaço — uma solução natural para o problema pode ser a ingestão de chás.
Algumas receitas simples podem combater a retenção de líquidos no organismo e aumentar a eliminação deles pela urina. Obviamente, o efeito dos chás não é milagroso, devendo ser combinado com uma rotina alimentar saudável e a prática regular de atividades físicas para potencializar os resultados.
“Algumas ervas possuem propriedades diuréticas, anti-inflamatórias e estimulantes do fígado, auxiliando na eliminação do excesso de líquidos e toxinas pelo organismo”, explicou a nutricionista Thais Dias, especialista em emagrecimento, em entrevista anterior ao Metrópoles.
Veja os melhores chás para reduzir o inchaço do corpo
Chá de cavalinha
Quando o assunto é retenção de líquidos, o chá de cavalinha é o primeiro a ser lembrado para combater o problema. A bebida contribui para a desintoxicação através de seu efeito diurético, estimulando a eliminação de líquidos pela urina.
Ingredientes:
- 200 ml de água;
- 1 colher de sopa de talo seco de cavalinha cortado.
Modo de preparo:
Aqueça 200 ml de água filtrada até começar a formar as primeiras bolhas, sem ferver. Acrescente 1 colher de sopa de talo seco de cavalinha e mexa bem. Tampe a caneca e deixe de molho por cinco minutos. Coe e beba o chá em seguida.

Chá de hibisco
O processo para reduzir o inchaço do corpo feito pelo chá de hibisco acontece através da quercetina, uma substância presente na flor da planta, que aumenta a produção de urina. A bebida ainda possui antocianinas e flavonoides, antioxidantes aliados da saúde.
“O efeito emagrecedor do chá de hibisco existe, pois o chá melhora a digestão, regula o funcionamento do intestino e reduz a retenção de líquidos”, explica a nutricionista Paula Veras Cardoso, que atua em Brasília, em entrevista anterior ao Metrópoles.
Ingredientes:
- 1 colher de sopa de flores secas de hibisco;
- 250 ml de água.
Modo de preparo:
Ferva 250 ml de água. Depois, adicione uma colher de sopa de flores secas de hibisco. Tampe e deixe em repouso durante 10 minutos. Coe e beba.
Chá de gengibre com limão
O gingerol, composto fenólico presente na composição do chá de gengibre, é o responsável pelas propriedades diuréticas da bebida. As propriedades anti-inflamatórias e digestivas dele ainda podem auxiliar no alívio de náuseas e no fortalecimento do sistema imunológico.
Ingredientes:
- 1 pedaço de gengibre;
- meio limão;
- 250 ml de água.
Modo de preparo:
Ferva 250 ml de água com uma rodela de gengibre. Após cinco minutos, desligue o fogo e adicione o suco de meio limão. Espere mais cinco minutos, coe o chá e consuma frio ou morno.
Cuidados e contraindicações
Os chás são uma opção natural para quem deseja desinchar, porém deve-se ter cuidado na quantidade ingerida. O consumo exagerado dessas bebidas pode provocar efeitos colaterais prejudiciais à saúde, como dores estomacais.
As infusões não são recomendadas para gestantes e lactantes. Pessoas que tomam medicamentos para pressão, diuréticos sintéticos ou que têm problemas cardíacos, renais e pressão arterial baixa também devem evitar os chás.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!