A trombose é a formação de um coágulo, uma espécie de solidificação do sangue, onde não houve ferimentos. Este coágulo dificulta a circulação na região, levando a inchaço, vermelhidão, sensibilidade e dores.
A trombose, no entanto, pode levar a preocupações ainda mais graves do que o incômodo que ela causa. “Em casos mais raros, o coágulo pode se desprender da parede da veia e correr pela circulação até chegar ao pulmão, causando embolia pulmonar e até mesmo morte súbita”, explica a cirurgiã vascular Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.
Um hábito comum pode levar ao aparecimento da condição, porém, que é passar longas horas sentado. “Mesmo quem pratica atividades físicas regularmente possui mais chances de desenvolver trombose caso passe muito tempo sentado em frente à televisão”, diz a médica.
“Para evitar problemas circulatórios, é recomendado a cada hora de trabalho, levante, andar por cinco minutos, além de tomar batante água, que ajuda na fluidez do sangue. Para quem tem tendência à trombose e às varizes, vale a pena invistir em uma meia elástica de compressão”, recomenda a médica.

quadro_trombose_sintomas
Kácio Pacheco/Metrópoles

Trombose

SINAIS E SINTOMAS TROMBOSE
0
Leia a notícia completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.