O objetivo do sistema imunológico é defender o organismo de qualquer agente estranho que tente invadir o corpo, essa defesa é chamada de imunidade. E para que a imunidade funcione de forma eficaz é necessário se atentar aos fatores que impactam o sistema imunológico de forma negativa, como sedentarismo, consumo de bebidas alcoólicas, tabagismo, estado nutricional e alimentação.
Com as temperaturas mais baixas do inverno nossa alimentação é afetada, naturalmente o corpo pede por preparações mais quentes e ricas em carboidratos, mas é importante se atentar para que sua alimentação não fique repetitiva e monótona.
Pensando em imunidade é interessante investir em um padrão alimentar variado, rico em alimentos in natura e minimamente processados, a nutrição tem um grande impacto na eficácia da resposta imune, por isso trouxemos dicas de alimentos que você pode incluir na alimentação e que vão te ajudar a reforçar a imunidade nesse inverno:
- Limão: pode ser usado o suco da fruta, ou as raspas das cascas (após higienização), é uma fruta rica em vitaminas e minerais. Possui ação imunomoduladora, anti-inflamatória, antioxidante, antimicrobiana e antifúngica.
- Aveia: ingrediente integral que possui um composto bioativo chamado beta glucana, esse composto é imunoestimulante e possui poder antioxidante. A aveia também possui proteínas, vitaminas e minerais.
- Açaí: rica em compostos antioxidantes e anti-inflamatórios que atuam em benefício do sistema imune, como os flavonoides, antocianinas e carotenóides
- Cúrcuma: também conhecido como açafrão da terra, esse é um tempero natural rico em antioxidantes, contribuindo para a imunidade.
- Mel: pode ser usado para adoçar receitas que não necessitem de altas temperaturas, pois o mel não deve ser aquecido. É rico em vitaminas do complexo B e C, possui minerais e compostos bioativos com ação expectorante, antioxidante, anti-inflamatória, antifúngica, antiviral e antimicrobiana.
- Soja: alimento que possui ação imunomoduladora, cardioprotetora, osteoprotetora. É fonte de isoflavonas.
Esses alimentos podem ser incluídos em preparações culinárias, trazendo sabor e nutrição para as suas receitas. E é importante lembrar que além de incluí-los na dieta, é preciso ter uma alimentação equilibrada e variada, praticar exercícios e manter a hidratação em dia. Há vários fatores que influenciam nossa imunidade, e para manter o sistema imune funcionando plenamente é preciso aliar uma alimentação rica em alimentos naturais a hábitos de vida sustentáveis e saudáveis.
Fonte: Vanessa Rocha – Nutricionista da Rede Mundo Verde.
Vanessa Rocha é nutricionista registrada CRN-3 66691, formada pela universidade São Judas, especialista em Comportamento alimentar, pós-graduanda em Nutrição clínica e esportiva e em Saúde pública.
Atua no departamento de nutrição do MV, onde é responsável por treinamentos internos e elaboração de conteúdos científicos.
Referências:
TOSTA, Eduardo. Melhorar a imunidade em tempos de coronavírus. 2020.
LOPES, Camila; AMARAL, Fernando. Explorando o sistema imunológico. Disponível em: https://www1.pucminas.br/imagedb/documento/DOC_DSC_NOME_ARQUI20130912164902.pdf. Data de acesso: 28/06/2024.