Sabemos que o papel da escola é superimportante para exercer um ambiente educativo, em todos os aspectos, inclusive na alimentação.
Mas montar uma lancheira saudável exige criatividade, para que seja prático aos pais, além de fugir da monotonia e ser equilibrado em termos de nutrientes.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 35% das crianças de 5 a 9 anos sofrem com sobrepeso e 16% já são classificadas como obesas. Isso representa 1 a cada 3 crianças com excesso de peso. Ainda segundo a OMS, estima-se que em 2030, o Brasil deverá ocupar o 5º lugar no ranking dos países com maior número de crianças e adolescentes com obesidade. Por isso da importância à atenção da alimentação da criançada.
Mas é somente na escola que devemos nos preocupar como esta sendo a alimentação da criança?
A alimentação da criança, na fase escolar, deve ser o reflexo do que é consumido em casa, do hábito alimentar. Na fase pré-escolar, que contempla de 2 a 6 anos, a criança passa pela formação de seus hábitos alimentares e ela deve ser estimulada pelos pais. A criança irá se espelhar no hábito alimentar e estilo de vida dos pais. Já na fase escolar, de 7 a 10 anos, é a fase de socialização mais intensa. A criança se torna mais independente dos pais em relação às escolhas alimentares. Por isso da importância de assegurar e reforçar a sua responsabilidade na seleção e consumo de alimentos saudáveis.
E a oferta de nutrientes de forma adequada na infância é extremamente importante para a promoção da saúde, um bom funcionamento do organismo, obter uma oferta adequada de vitaminas e minerais, um crescimento e desenvolvimento adequado, assim como o desenvolvimento cognitivo e aprendizado. Além de prevenir problemas de saúde a longo prazo, como doenças cardíacas, câncer, diabetes, hipertensão, osteoporose e outras.
Abaixo listamos 6 exemplos do que pode compor uma lancheira saudável:
1. Água de coco + melancia em cubos + tapioca + frango desfiado.
2. Suco integral de uva orgânico + melão (cortado com boleador) + semente de chia + pão 100% integral com pasta de ricota.
3. Suco integral de maçã + banana + crepioca + patê de iogurte com atum.
4. Suco integral de morango + goiaba + muffin salgado de legumes
5. Água de coco + caqui + torta de liquidificador de frango desfiado com legumes
6. Suco de laranja natural + uvas sem semente + panqueca de aveia recheada com carne desfiada.
E para finalizar, é extremamente importante armazenar em lancheiras de material térmico, para manter a qualidade nutricional dos alimentos.
Desta maneira, a lancheira terá alimentos de todos os grupos, o que é importante para fornecer energia e os nutrientes necessários para o aprendizado. Sem energia suficiente, pode haver comprometer do desenvolvimento cognitivo das crianças e impactar negativamente no crescimento.
Fonte: Priscila Gomes – Nutricionista da Rede Mundo Verde.
Priscila Gomes é nutricionista registrada CRN-3 29036 pós graduada em Nutrição Esportiva Funcional pela VP centro de Nutrição Funcional. Atua na área de marketing nutricional, esportiva e funcional na rede Mundo Verde, onde realiza treinamentos de capacitação para equipes em diferentes estados do Brasil e desenvolve conteúdos técnico científicos.
Referências:
https://abeso.org.br/wp-content/uploads/2021/03/E-book-LancheiraSauda%CC%81vel.pdf
http://portal.saude.pe.gov.br/sites/portal.saude.pe.gov.br/files/cartilha_-_alimentacao_e_nutricao_no_ambito_do_pse.pdf
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_crianca_brasileira_versao_resumida.pdf
https://svb.org.br/images/SVB-guia-infantil_2020-web.pdf
Suco de Maçã e Pera Orgânico Puro Ama Time 1l
Comprar

Biscoito Polvilho Org Cenoura Cúrcuma 40g Crilancha
Comprar

Cookie de Maçã e Canela Mundo Verde Seleção 30g
Comprar

Superfood Sementes de Chia Mundo Verde Seleção 150g
Comprar

Biscoito Polvilho Org Couve Espinafre 40g Crilancha
Comprar

Aveia em Flocos Finos Sem Glúten MV Seleção 200g
Comprar