Fazer jejum intermitente prejudica a saúde do cabelo, sugere estudo Ouvir 14 de dezembro de 2024 Muitas pessoas que pretendem manter o peso controlado fazem o jejum intermitente, diminuindo as horas do dia em que ingerem alimentos. Com a popularização desta técnica, vários estudos passaram a ser feitos sobre o jejum intermitente. Faltava, porém, uma pesquisa sobre como esse jejum afeta especificamente a saúde do cabelo. Agora que ela foi divulgada, os resultados parecem ser ruins para os adeptos da prática que querem cuidar das madeixas. Leia também Vida & Estilo 5 alimentos que fortalecem os fios e combatem a queda de cabelo Claudia Meireles Estas tendências de cabelo vão dominar 2025; confira Claudia Meireles Entenda como o jejum intermitente pode contribuir para a longevidade Saúde Treinar em jejum favorece a hipertrofia? Saiba impacto no corpo Uma pesquisa divulgada na revista Cell na sexta-feira (13/12) sugeriu que a restrição alimentar pode ser prejudicial para o crescimento e a restauração dos cabelos. A investigação feita por biólogos chineses indicou que ele leva à uma regeneração capilar mais lenta tanto em camundongos como em humanos. “Nossa pesquisa não é contra o jejum intermitente, mas é preciso que as pessoas o pratiquem conscientes de que ele pode ter alguns efeitos indesejáveis”, explica o biólogo Bing Zhang, líder da pesquisa, em comunicado à imprensa. Impactos do jejum intermitente nos cabelos A pesquisa foi feita em duas fases. Na primeira, foi comparado o crescimento de pelos de camundongos dentro e fora do regime alimentar. Os animais em jejum tiveram um crescimento capilar aproximadamente duas vezes mais lento que o dos camundongos sem restrições. Eles levaram respectivamente 96 e 30 dias até recuperar o volume de pelos inicial no corpo após serem totalmente raspados. Para avaliar os resultados em humanos, o grupo de pesquisadores conduziu um teste menor, em 49 mulheres adultas por apenas 10 dias, comparando a velocidade de crescimento de seus fios. Aquelas que ficaram 18 horas sem se alimentar tiveram um crescimento capilar 18% mais lento que as outras. “Estes testes em humanos foram apenas para uma abordagem inicial. Sabemos que pelo metabolismo acelerado de um camundongo, deixá-lo um dia inteiro sem comer tem um efeito mais severo que em um humano, mas parece sim haver em ambos uma perda de saúde capilar que se reflete na recuperação do crescimento dos fios”, indica Zhang. Para os pesquisadores, a queda do volume de crescimento capilar durante o jejum intermitente se deve a uma alteração no funcionamento das células do folículo capilar. Elas são sensíveis e tendem a morrer com facilidade quando a oferta de glicose no organismo é menos constante, o que pode afetar a saúde capilar e especialmente o crescimento dos fios. 7 imagens Fechar modal. 1 de 7 Cicero Lopes/Metrópoles 2 de 7 Cicero Lopes/Metrópoles 3 de 7 Cicero Lopes/Metrópoles 4 de 7 Cicero Lopes/Metrópoles 5 de 7 Cicero Lopes/Metrópoles 6 de 7 Cicero Lopes/Metrópoles 7 de 7 Cicero Lopes/Metrópoles Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Notícias Câncer no cérebro: quais são os sinais do tumor que matou Antero Greco 16 de maio de 2024 O jornalista esportivo Antero Greco morreu na madrugada desta quinta-feira (16/5) em consequência de um meningioma, tipo de câncer no cérebro. O apresentador da EPSN estava internado no Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, desde domingo (12/5) e passou os últimos dias em coma. Os meningiomas são tumores em geral… Read More
Notícias Alívio no calor: aprenda a preparar chá gelado que auxilia na digestão 24 de fevereiro de 2025 Com a grande onda de calor que atinge o Brasil nos últimos dias, nada melhor do que buscar boas fontes de hidratação. Poucas combinações são tão refrescantes e tradicionais quanto abacaxi e hortelã: para diminuir a quantidade de calorias, uma boa opção é o chá gelado no lugar do suco…. Read More
Mãe com doença autoimune dá à luz bebê com peso de uma lata de refri 8 de fevereiro de 2026 Diagnóstico renal na gestação levou mãe à hemodiálise diária. Bebês gêmeos nasceram prematuros extremos, mas hoje estão saudáveis Read More