Consumo de carne vermelha pode agravar doença inflamatória intestinal Ouvir 20 de agosto de 2025 Pesquisas vêm apontando uma associação entre o consumo frequente de carne vermelha e o desenvolvimento da doença inflamatória intestinal, que inclui condições como a colite ulcerativa e a doença de Crohn. Um novo estudo publicado nessa terça-feira (19/8) na revista Molecular Nutrition and Food Research reforça essa ligação ao mostrar que dietas à base de carne vermelha agravam a inflamação intestinal em testes realizados com animais. O trabalho foi conduzido por pesquisadores da Capital Medical University, na China, e avaliou o efeito de diferentes tipos de carne vermelha — porco, bovina e carneiro — na saúde intestinal de camundongos. Leia também Saúde Carne vermelha em excesso pode aumentar risco de demência, diz estudo Claudia Meireles Comer um tipo de carne vermelha eleva o risco de demência, diz Harvard Saúde Comer carne vermelha todo dia faz mal? Entenda impactos na dieta Claudia Meireles Gastroenterologista responde se é saudável comer carne vermelha Após duas semanas seguindo a dieta à base de carne vermelha, os ratinhos foram submetidos a um teste para desenvolver colite (inflamação do cólon). Os cientistas observaram que aqueles alimentados com esse tipo de carne apresentaram inflamação mais intensa do que os que receberam a dieta comum. Alterações na microbiota intestinal As análises mostraram que as dietas ricas em carne vermelha provocaram um desequilíbrio no conjunto de microrganismos que habitam o intestino. Houve redução de bactérias consideradas benéficas, como Streptococcus, Akkermansia, Faecalibacterium e Lactococcus, e aumento de outras associadas a processos inflamatórios, como Clostridium e Mucispirillum. Além disso, o cólon dos animais alimentados com carne vermelha apresentou maior infiltração de células de defesa e produção elevada de moléculas pró-inflamatórias. Esses processos resultaram em danos ao tecido intestinal e intensificação da colite induzida. Relação entre dieta e inflamação Segundo os pesquisadores, os resultados ajudam a compreender como a alimentação pode influenciar a evolução da doença inflamatória intestinal. “Nosso estudo aponta uma interação próxima entre dieta, microbiota e imunidade intestinal, o que pode orientar estratégias alimentares mais adequadas para pacientes”, afirmou Dan Tian, um dos autores do trabalho, em comunicado. Embora os achados tenham sido feitos em camundongos, os cientistas ressaltam que eles se somam a evidências epidemiológicas já conhecidas em humanos. A recomendação é que reduzir o consumo de carne vermelha pode ajudar tanto na prevenção quanto no controle de doenças inflamatórias do intestino. Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Notícias Vampiras: estudo aponta sede de sangue em bactérias que causam sepse 16 de abril de 2024 Algumas das bactérias mais mortais sabem identificar a presença de sangue humano e nadam até ele para se alimentarem. Este comportamento foi descoberto por pesquisadores da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, e descrito como “vampirismo bacteriano”. Embora as bactérias já fossem conhecidas, a sede delas por sangue ainda não… Read More
Notícias Americano fica uma semana sem se sentar: “Pior que qualquer exercício” 12 de agosto de 2024 Não faltam pesquisas científicas que sugerem que ficar sentado por tempo demais pode ser prejudicial para o organismo. Em janeiro, por exemplo, um estudo feito por médicos de Taiwan indicou que pessoas que trabalhavam sentadas tinham um risco de morte prematura 16% maior que o da população geral. Pesquisadores já… Read More
Notícias Chá anti-inflamatório ajuda a aliviar gastrite e dores articulares 17 de setembro de 2025 A guaçatonga é uma planta nativa do Brasil, comum em comunidades rurais do Sudeste e Centro-Oeste. Conhecida pelo sabor levemente amargo, ela ganhou espaço na medicina popular no preparo de chás, usados principalmente para aliviar desconfortos digestivos e pequenas inflamações. Nos últimos anos, o interesse por plantas medicinais ampliou o… Read More