Consumo de ultraprocessados impacta saúde sexual masculina, diz estudo Ouvir 10 de setembro de 2025 O consumo de alimentos ultraprocessados pode trazer mais prejuízos do que o ganho de peso para homens. É o que afirma um novo estudo liderado pela Universidade de Copenhague, na Dinamarca. Segundo os pesquisadores, as comidas podem reduzir a qualidade do esperma, além de prejudicar a produção de hormônios envolvidos no metabolismo masculino. Leia também Conteúdo especial Ultraprocessados: quase 70 mortes diárias estão ligadas ao consumo Claudia Meireles Estudo associa ultraprocessados a riscos à saúde e morte prematura Saúde Consumir ultraprocessados por apenas 5 dias altera resposta à insulina Claudia Meireles Especialistas desmascaram alimentos saudáveis que são ultraprocessados A pesquisa foi publicada na revista científica Cell Metabolism em agosto. O objetivo era entender quais eram os impactos do consumo de ultraprocessados, mesmo em dietas com quantidade de calorias e nutrientes iguais. “Ficamos chocados com a quantidade de funções corporais prejudicadas por alimentos ultraprocessados, mesmo em homens jovens e saudáveis”, afirma um dos autores do artigo, o biólogo molecular Romain Barrès. O que são ultraprocessados? A classificação divide os alimentos em quatro categorias. A primeira é dos alimentos in natura (frutas, vegetais, carnes grãos cozidos). Em seguida vem os ingredientes culinários (farinha, açúcar, sal, óleo, temperos e fermentos). Depois, os alimentos processados que são produzidos, em geral, com a adição de ingredientes culinários a alimentos in natura. São doces que usam partes de fruta, queijos, pães, etc. Por fim estão os alimentos ultraprocessados. São produtos industrializados com corantes e aditivos artificiais que se afastam do aspecto natural de um alimento e muitas vezes nem usam o ingrediente natural em sua composição. Entre eles, refrigerantes, salgadinhos, gelatinas, etc. Eles são associados a diversos problemas de saúde. Impactos dos ultraprocessados Durante a análise, 43 homens cisgêneros, com idades entre 20 e 35 anos, seguiram duas rotinas alimentares distintas com o intervalo de três meses entre elas. As duas dietas tinham a mesma quantidade de calorias e ingestão de nutrientes. A grande diferença estava na composição delas: uma tinha 77% das calorias baseadas em ultraprocessados e a outra possuía 66% das calorias ligadas a alimentos não processados. Ao seguir a dieta com maioria de ultraprocessados, os homens ganharam em média quase um quilo de gordura corporal. No organismo, houve um aumento de um produto químico chamado cxMINP, uma substância ligada a plásticos. Ela pode interferir na produção de hormônios envolvidos no metabolismo masculino. O consumo também provocou uma diminuição nos níveis de testosterona e do hormônio folículo-estimulante, essencial para a criação de espermatozoides. Após a descoberta, os cientistas suspeitam que a queda na qualidade de espermas também pode estar ligada a ingestão excessiva de ultraprocessados. 4 imagensFechar modal.1 de 4 Getty Images2 de 4 Esses alimentos prejudicam a saúde por conter ingredientes danosos como corantes, conservantes e aromatizantes A_namenko/Getty Images3 de 4 Doces e refrigerantes são alguns exemplos de alimentos ultraprocessados com muito açúcar Happy_lark/Getty Images4 de 4 Alimentos ultraprocessados são considerados os “vilões” da saúde Getty Images Os pesquisadores ressaltam que os riscos não estão associados à quantidade, mas sim à natureza processada das comidas. “Nossos resultados comprovam que alimentos ultraprocessados prejudicam nossa saúde reprodutiva e metabólica, mesmo que não sejam consumidos em excesso”, diz a autora principal, a cientista nutricional Jessica Preston. Necessidade de mudanças A introdução de ultraprocessados no mercado está associada a custos mais baixos para as indústrias e maior prazo de validade para os alimentos. No entanto, pesquisas anteriores já mostravam que o consumo de alimentos ultraprocessados traz prejuízos à saúde, como obesidade, cânceres e declínio cognitivo. Mesmo que seja um estudo com uma amostra pequena, a investigação evidencia a necessidade de adotar dietas mais saudáveis, com menos ultraprocessados e mais alimentos naturais. “As implicações a longo prazo são alarmantes e destacam a necessidade de revisar as diretrizes nutricionais para melhor proteção contra doenças crônicas”, alerta Barrès. Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Notícias Cientistas sugerem que consumo de sal está associado a diabetes 1 de novembro de 2023 Já é conhecido que as pessoas com risco de desenvolver diabetes tipo 2 devem evitar o consumo de açúcar. Agora, pesquisadores da Universidade de Tulane, nos Estados Unidos, sugerem que elas também reduzam a ingestão excessiva de sal. Em estudo publicado nesta quarta-feira (1º/11), no jornal acadêmico Mayo Clinic Proceedings,… Read More
Notícias Por que a menopausa nem sempre significa o fim das crises de enxaqueca 21 de agosto de 2025 Quem convive com crises de enxaqueca — caracterizada por dor de cabeça intensa, tontura, sensibilidade a luz e cheiros, vômitos e irritabilidade — sabe o quanto elas podem comprometer a vida social, familiar e profissional. A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica a condição como a segunda mais incapacitante do… Read More
Órgão pouco conhecido pode influenciar resposta do corpo contra câncer 23 de março de 2026 Pesquisas indicam que o envelhecimento do timo, órgão localizado no peito, pode afetar a imunidade e influenciar o risco de doenças Read More