4BeachGym aposta em tendência sensorial, leva o “pé na areia” para além do litoral e acelera expansão nacional Ouvir 1 de dezembro de 2025 Expansão para o interior paulista acompanha movimento de busca por práticas que conectam corpo, mente e sensações. Panorama Setorial Fitness Brasil 2025 aponta tendências de bem-estar e novas formas de praticar exercício Yara Achôa, Fitness Brasil28/11/2025 A demanda por experiências mais significativas no exercício físico vem impactando os modelos de academias no Brasil. Nesse contexto, a 4BeachGym, rede que recria a atmosfera da praia em centros urbanos — com treinamento realizado com os pés na areia — acaba de inaugurar unidades em Bauru e Hortolândia, no interior de São Paulo. A proposta aposta em sensações, familiaridade e conexão com o ambiente, alinhando-se à tendência apontada pelo Panorama Setorial Fitness Brasil 2025, que revela o crescimento de modalidades voltadas ao bem-estar e ao contato com espaços externos. + Fitness Brasil Expo: o maior evento de fitness, saúde e bem-estar da América Latina+ Siga a Fitness Brasil no Instagram+ Faça parte do nosso Canal no WhatsApp Criada pelo ultramaratonista Rogério Sthanke, a 4BeachGym combina musculação, funcional e cardio em pisos de areia. A superfície exige até 2,5 vezes mais esforço que o treinamento em solo rígido, ao mesmo tempo em que reduz o impacto nas articulações. Além disso, o conceito ganhou força em um cenário no qual, segundo o estudo, o setor vive expansão e diversificação regional. Embora São Paulo concentre 24,8% dos estabelecimentos ativos do país, regiões fora das capitais vêm ganhando relevância, impulsionando a interiorização de centros de atividade física. “Treinar não precisa ser sinônimo de pressão ou competitividade. Nossa ideia é proporcionar uma vivência leve, descomplicada e eficaz. Democratizar a sensação de estar na praia, mesmo a quilômetros do litoral”, afirma o fundador. Conexão com tendências de mercado De acordo com o Panorama Setorial Fitness Brasil 2025, apenas 28% dos centros de atividades físicas oferecem práticas outdoor. Contudo, entre os que disponibilizam, corrida/caminhada (30%) e treinamento funcional (18%) se destacam como as modalidades mais comuns. Nesse sentido, a adoção de ambientes não convencionais, como o proposto pela 4BeachGym, dialoga diretamente com a crescente busca por experiências imersivas e sensoriais. É importante destacar que, apesar de contar com quadras e elementos que remetem à praia, a 4BeachGym não é um modelo outdoor. Trata-se de uma estrutura indoor, com ambiente fechado e sensação de praia, ainda que em alguns casos opere em formato semiaberto. Atualmente, a rede opera 36 unidades (sendo 2 operações próprias e 2 franquias em operação), e já conta com outras 20 unidades em diferentes fases de implantação em cidades como Salvador, São Luís, Cambuí, Brasília, Americana, Belém, Ourinhos, Araçagi, Vitória da Conquista, São Pedro d’Aldeia e Campo Grande. A expansão para cidades de todo o país acompanha o movimento de descentralização observado no novo estudo do mervado: estados como Maranhão, Pará e Alagoas registraram crescimento superior a 130% na abertura de centros entre 2019 e 2025, enquanto São Paulo avançou 30%. + Baixe gratuitamente o Panorama Setorial Fitness Brasil 2025 Além da ampliação territorial, a 4BeachGym tem inovado no atendimento a diferentes perfis. Um exemplo é o programa recém-lançado para o público 60+, em parceria com o 3I Residencial, em Campinas. A adaptação do treinamento na areia para promover equilíbrio e longevidade reforça a busca por soluções que integrem saúde, segurança e qualidade de vida — direções apontadas também pelos líderes entrevistados no capítulo sobre o futuro do mercado no novo documento da Fitness Brasil. Muito além da performance Os debates apresentados pelo Panorama Setorial FB reforçam que o consumidor valoriza, cada vez mais, ambientes que promovam bem-estar mental, conexão com o espaço e propósito, características presentes nesse conceito. Assim, a tendência é que o exercício físico deixe de ser apenas funcional para assumir o papel de experiência e estilo de vida. “Cada nova unidade fortalece uma comunidade que busca saúde, mas também leveza. Queremos que o treino seja uma pausa no dia, não mais uma obrigação”, reforça Rogério Sthanke.“ A expansão da 4BeachGym confirma essa transformação: o setor fitness se reinventa para atender à demanda por vivências mais humanizadas, conectadas ao ambiente e que proporcionem, além de performance física, prazer, equilíbrio e vínculo emocional com a prática. O post 4BeachGym aposta em tendência sensorial, leva o “pé na areia” para além do litoral e acelera expansão nacional apareceu primeiro em Fitness Brasil. Fitness
Fitness Academia em “cápsulas”: o modelo britânico que transformou contêineres em estúdios privados de treino 10 de novembro de 2025 Em Londres, espaços compactos, reservados por app e sem funcionários conquistam praticantes e profissionais. Esse formato poderia pegar no Brasil? Yara Achôa, Fitness Brasil10/11/2025 Um contêiner vazio, alguns equipamentos fitness básicos e um aplicativo. Foi assim que um empreendedor londrino criou uma solução simples – e hoje milionária – para… Read More
Daniel Forster estreia no FitBR News com avaliações e reviews fitness. Confira as novidades da IHRSA Los Angeles 2024 2 de maio de 2024 Especialista em equipamentos e projetos fitness, Foster passa a compartilhar aqui novidades, dicas, reviews de equipamentos fitness, acessórios, tecnologias e muito mais Daniel Foster, Fitness Brasil 2/5/2025 A equipe da Forster Fitness esteve presente na IHRSA Los Angeles 2024, a feira de fitness mais importante dos Estados Unidos e mostra… Read More
Fitness Tendência 2026: aulas coletivas reconquistam espaço no universo do fitness global 4 de novembro de 2025 A explicação pode estar no fato de que o coletivo oferece o que a tecnologia ainda não consegue reproduzir: energia humana por Cida Conti, colunista Fitness Brasil4/11/2025 Depois de alguns anos em que o foco do mercado esteve voltado para treinos personalizados, aplicativos e experiências individuais, o coletivo está de… Read More