As férias estão aí e sua academia já está vazia? Saiba como gestores devem agir nesse período Ouvir 26 de dezembro de 2025 Com a chegada do período de férias, as academias enfrentam a tradicional baixa de fluxo. Como gestores podem usar essa sazonalidade para transformar desafios em oportunidades, mantendo a retenção em alta Yara Achôa, Fitness Brasil19/12/2025 As férias podem ser um período desafiador para as academias, que veem uma queda natural no número de alunos durante esse tempo. No entanto, esse não é um problema novo. Segundo o Panorama Setorial Fitness Brasil 2025, o mercado fitness brasileiro tem se adaptado a esse ciclo. E, mais importante, tem aprendido a utilizar estratégias inteligentes para manter o engajamento e reduzir a evasão durante esse período. Nesta edição, a pesquisa contou com patrocínio de importantes marcas do setor, como ABC Evo e Matrix Fitness. + Fitness Brasil Expo: o maior evento de fitness, saúde e bem-estar da América Latina+ Siga a Fitness Brasil no Instagram+ Faça parte do nosso Canal no WhatsApp Com um mercado cada vez mais competitivo e consumidores cada vez mais exigentes, as academias precisam ir além das promoções de última hora. Precidam buscar soluções estratégicas que garantam a continuidade da fidelização. “A chave para enfrentar a sazonalidade é a adaptação estratégica e o foco na experiência do cliente. Academias que se concentram no atendimento personalizado e que oferecem mais do que o simples treino tendem a manter seus alunos engajados. Mesmo durante as férias”, argumenta Fabio Saba, diretor de educação da Fitness Brasil, 1) Aposte na personalização da jornada do cliente O Panorama Setorial aponta que experiência do cliente e retenção se tornaram questões cada vez mais estratégicas. A tendência é que as academias se adaptem a modelos mais personalizados, atendendo à necessidade de conveniência e interação próxima com os alunos. De acordo com o estudo, as academias que oferecem jornadas customizadas e espaços acolhedores tendem a diminuir a evasão, especialmente nos primeiros meses de relacionamento com novos clientes. Durante as férias, esse é o momento ideal para oferecer planos diferenciados. Por exemplo: desafios de curto prazo, ou programas de treino para férias, que criem um senso de pertencimento e continuidade. 2) Explore a digitalização e a flexibilidade nos serviços Com a crescente digitalização das jornadas no setor fitness, o uso de tecnologia de gestão e de engajamento, como aplicativos de treino, aulas virtuais e controle de acesso digital, tem sido fundamental para aumentar a retenção de clientes. Em 2026, a expectativa é que o uso de inteligência artificial em academias se amplie ainda mais. Com soluções que ajudem na orquestração do fluxo de alunos e na personalização dos treinos. Durante as férias, oferecer aos alunos acesso remoto ou híbrido é uma maneira de manter a adesão ativa, mesmo fora do espaço físico. 3) Transforme as férias em uma oportunidade de fidelização Saba destaca que promoções e descontos táticos são eficientes, mas a verdadeira estratégia de retenção passa por uma abordagem de longo prazo. “Durante as férias, ao invés de investir apenas em ações pontuais, é fundamental adotar estratégias de fidelização. Por exemplo: programas de win-back, que resgatem alunos que não frequentam regularmente”, explica. Além disso, promover eventos como aulas especiais de férias ou workshops temáticos pode gerar maior engajamento e fortalecer a percepção de valor. O Panorama ressalta ainda a importância de estratégias de precificação por valor. Onde o foco deixa de ser o preço baixo e passa a ser a experiência única oferecida aos alunos. + Baixe gratuitamente o Panorama Setorial Fitness Brasil 2025 – patrocínio de ABC Evo e Matrix Fitness O período de férias pode ser um divisor de águas para academias que não se preparam adequadamente. Com base nas tendências apresentadas no Panorama Setorial Fitness Brasil 2025, é possível transformar esse desafio sazonal em uma oportunidade estratégica, investindo em personalização, digitalização e retenção a longo prazo. Ao alinhar essas práticas com uma gestão eficaz e focada na experiência do cliente, as academias conseguem não apenas sobreviver ao período de baixa. Mas, também, sair dele mais fortes e com uma base de clientes mais engajada. O post As férias estão aí e sua academia já está vazia? Saiba como gestores devem agir nesse período apareceu primeiro em Fitness Brasil. Fitness
Fitness Fitness Brasil Expo 2025 apresenta curso inédito sobre treinamento funcional na prática 24 de fevereiro de 2025 Evento reúne profissionais do setor e oferece novas estratégias para potencializar desempenho e qualidade de vida Yara Achôa, Fitness Brasil 24/2/2025 A Fitness Brasil Expo, um dos maiores eventos fitness da América Latina, reúne anualmente milhares de profissionais, marcas e entusiastas do setor. A edição de 2025, programada para os… Read More
Fitness Passar horas seguidas sentado aumenta o risco de morte por doenças cardiovasculares, reforça novo estudo 2 de maio de 2024 Quanto tempo você passa sentado? Pesquisadores dos EUA apresentam dados alarmantes para quem fica muito tempo nessa posição Por Gabriela Cupani, da Agência Einstein 2/5/2024 Um novo estudo mostra que passar muito tempo sentado pode ser perigoso para a saúde. Permanecer nessa posição mais do que 11 horas por dia… Read More
Fitness Como a psicologia do esporte pode auxiliar atletas e até outros profissionais atarefados no dia a dia 28 de novembro de 2023 A ansiedade e autocobrança afetam o desempenho de todos; autoconhecimento ajuda a lidar com medos e frustrações, além de evitar outros transtornos, como a depressão Por Alex Lima*, da Agência Einstein Atletas de alto rendimento geralmente enfrentam uma rotina árdua, exigindo muito foco e comprometimento. Essa dedicação muitas vezes vem… Read More