Micro-ondas reduz a qualidade dos alimentos? Confira dicas de uso Ouvir 20 de outubro de 2023 O micro-ondas tornou-se opção para quem prefere a praticidade: a comida fica pronta em questão de minutos. Entretanto, seu processo tecnológico aquecendo as moléculas de água magneticamente ainda parece algo futurístico e gera dúvidas nos usuários. Afinal, ele pode reduzir a qualidade da comida e favorecer o aparecimento de doenças? Leia também Vida & Estilo Expert revela única receita que não deve ser preparada no micro-ondas Distrito Federal Sem merenda, escola do DF oferece micro-ondas para alunos que levam comida de casa Receita Vídeo: veja como fazer pão low carb de micro-ondas em poucos minutos Nutrição Uso de forno micro-ondas pode causar câncer? Veja que diz a ciência “O processo de aquecimento não é prejudicial. Mas alguns plásticos, quando aquecidos, podem liberar o Bisfenol A e os ftalatos, que potencialmente podem causar problemas de saúde ao serem acumulados no corpo em longo prazo”, afirma a nutricionista Érica Caroline Feitoza, professora do curso de Nutrição da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal. A nutricionista diz que o acúmulo dessas substâncias têm associação com distúrbios hormonais e a outros problemas de saúde. Segundo Caroline, porém, com algumas dicas simples é possível garantir a qualidade e a segurança dos alimentos aquecidos no micro-ondas. Micro-ondas funciona aquecendo as moléculas de água dos alimentos Como usar o micro-ondas direito Use recipientes adequados, preferencialmente de vidro, cerâmica ou plástico seguro para micro-ondas. Nos plásticos, a recomendação é que tenham a indicação “livre de BPA” ou identificação visual de que podem ser usados nesse eletrodoméstico; Verifique o símbolo de reciclagem no fundo do recipiente. Os plásticos que contém os números 1, 2, 4 e 5 geralmente consideramos mais seguros para aquecimento; Veja mais dicas no Sport Life, parceiro do Metrópoles. Notícias
Notícias Alzheimer: medicamento pode reduzir morte de neurônios, indica estudo 22 de dezembro de 2025 Um medicamento utilizado há décadas para tratar outras doenças pode ajudar a retardar a morte de neurônios associada à doença de Alzheimer. A conclusão é de um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade do Colorado Anschutz, nos Estados Unidos, e publicado na última sexta-feira (19/12) na revista Cell Reports Medicine…. Read More
Menina passa por crise alérgica grave ao tomar açaí: “Se contorcia” 3 de fevereiro de 2024 O advogado Eduardo Lorenzoni Candeia, 42 anos, não imaginava que viveria um dos dias mais angustiantes de sua vida ao levar a filha de 3 anos para tomar um açaí, em 2023. Uma reação alérgica grave, com anafilaxia, fez com que a menina precisasse ser levada às pressas para o… Read More
Notícias Repor sono no fim de semana pode diminuir risco de infarto, diz estudo 18 de dezembro de 2023 Além de ajudar a recuperar as energias, o descanso extra no fim de semana pode diminuir os riscos de ter um infarto. Uma pesquisa de médicos da Universidade de Nanjing, na China, revelou que duas horas a mais de sono nos dias de folga reduzem o risco de infarto ou… Read More