Café pode prevenir o reaparecimento de câncer de intestino Ouvir 28 de março de 2024 Aquela xícara de café no final da tarde pode trazer benefícios interessantes para a saúde. Uma nova pesquisa mostra que consumir a bebida reduz drasticamente o risco de retorno do câncer de intestino e as chances de morte prematura. O estudo, que se junta a outros que também evidenciam os pontos fortes do café, foi realizado com pacientes da Holanda e suas descobertas foram detalhadas em artigo científico publicado no International Journal of Cancer. O café contra o câncer! Dados de 1.719 pessoas holandesas que consomem café mostram que a bebida pode prevenir o retorno do câncer de intestino. Comparado com aqueles que bebiam duas xícaras de café por dia, os pacientes que tomavam cinco xícaras tinham 32% menos risco de regresso da doença em seis anos ou mais. O estudo também descobriu uma relação entre a quantidade de café e o risco de morte prematura. Uma média de três a cinco xícaras pode reduzir a mortalidade por qualquer causa em até 29%. Segundo os resultados, existe uma quantidade ideal de café que traz benefícios. Beber mais não garante uma melhora na saúde. Leia mais: Cientistas brasileiros encontram nova função para a borra do café Método para tornar café mais saboroso é comprovado cientificamente Cafeína pode diminuir gordura corporal e chances de diabete Pesquisas anteriores Pesquisas anteriores em várias partes do mundo também já destacaram uma conexão entre o consumo de café e uma maior expectativa de vida. Por exemplo, um estudo realizado nos Estados Unidos em 2018 descobriu que consumir mais de quatro xícaras de café por dia estava associado a um risco reduzido de mortalidade por todas as causas, inclusive por câncer do intestino grosso, independentemente das técnicas de preparação do café. Outras pesquisas indicam que o consumo da bebida pode oferecer proteção contra vários tipos de câncer, incluindo câncer de pele, fígado, útero, próstata e até mesmo câncer bucal. Por que o café tem esse poder? Ainda não é possível afirmar se o consumo de café está diretamente ligado à redução do risco de morte por câncer de intestino ou se há outro fator protetor em ação. Além disso, a pergunta sobre como a bebida causa esses efeitos, ainda, não possui uma resposta. No entanto, as atuais descobertas podem ajudar a encontrá-las: Embora não possamos inferir uma relação de causa e efeito em nosso estudo observacional, nossas descobertas podem informar futuros estudos de intervenção e fornecer evidências para desenvolver diretrizes para pacientes [com câncer de intestino grosso] Equipe de pesquisa para o Science Alert O post Café pode prevenir o reaparecimento de câncer de intestino apareceu primeiro em Olhar Digital. Notícias
Notícias Anemia? Confira 12 alimentos ricos em ferro para incluir na dieta 11 de dezembro de 2023 O ferro é um mineral que desempenha várias funções importantes no organismo, e a principal delas consiste em ajudar no transporte de oxigênio no sangue. Incluir boas fontes de ferro na alimentação é essencial para manter o equilíbrio do corpo. Pessoas com ferro em baixa no organismo (anemia ferrosa) apresentam… Read More
SUS lança programa para levar atendimento de saúde à casa de idosos 19 de junho de 2026 Nova iniciativa prevê investimento de R$ 500 milhões e atendimento domiciliar para idosos com limitações funcionais Read More
Casos de osteoporose devem disparar até 2050, inclusive no Brasil 27 de dezembro de 2025 Principal causa de fraturas após os 50 anos, a osteoporose deve avançar de forma significativa nas próximas décadas, impulsionada pelo envelhecimento populacional, por hábitos de vida inadequados e pelo maior número de diagnósticos. A Fundação Internacional de Osteoporose (IOF, na sigla em inglês) estima que uma em cada três mulheres… Read More