Quando as temperaturas estão mais baixas você sente mais vontade de comer doces e massas?
Se sim, saiba que isso é completamente normal! No inverno o nosso corpo gasta mais calorias/energia tentando manter a temperatura corporal adequada, o que acaba gerando um gasto energético maior do que nos dias quentes. E esse desejo por doces e massas está atrelado aos carboidratos, já que esses são alimentos são majoritariamente compostos por esse macronutriente, como o carboidrato é o principal substrato energético para nosso organismo, o corpo dá sinais ao cérebro de ele precisa de um “docinho” para ter mais energia e manter o corpo com uma boa temperatura corporal. Mas é importante saber como interpretar esse sinal, se é realmente fome ou só vontade de comer, assim é possível evitar exageros que trazem malefícios à saúde.
E como diferenciar a fome da vontade de comer?
A fome pode ser facilmente identificada pois ela vai surgindo gradualmente, e nunca é por um alimento específico. Após fazer uma refeição ela some.
A fome também pode ser identificada pelos sinais físicos, como a sensação de fraqueza, estômago roncando, irritabilidade, mal humor, entre outros.
Já a vontade de comer sempre é por um alimento específico, a vontade só some se o alimento de desejo for consumido, exemplo: “estou com vontade de comer aquele bombom de amendoim com cobertura de chocolate”, nesse caso, se comesse outro tipo de bombom a vontade não seria saciada. A vontade de comer também pode estar atrelada a momentos de estresse, ansiedade e tristeza.
Sabendo identificar os sinais do seu corpo fica muito mais fácil diferenciar a fome da vontade de comer, e assim ter uma alimentação mais saudável neste inverno.
Fonte: Vanessa Rocha – Nutricionista da Rede Mundo Verde.
Vanessa Rocha é nutricionista registrada CRN-3 66691, formada pela universidade São Judas, especialista em Comportamento alimentar, pós-graduanda em Nutrição clínica e esportiva e em Saúde pública.
Atua no departamento de nutrição do MV, onde é responsável por treinamentos internos e elaboração de conteúdos científicos.
Referências:
Secretaria Estadual da Saúde. “Fome ou vontade de comer?”. Disponível em: https://portaldenoticias.saude.sp.gov.br/fome-ou-vontade-de-comer/. Data de acesso: 24/05/2024.