Creatina melhora qualidade de vida de mulheres na menopausa Ouvir 13 de agosto de 2024 A creatina não para de atrair pessoas interessadas em seus benefícios, uma vez que o suplemento é conhecido por atuar como fonte de energia. Uma pesquisa recente mostra que o produto também tem uma ação importante para mulheres no período da menopausa. As características da creatina são diferentes para homens e mulheres. O público feminino exibe de 70% a 80% menos de reservas naturais do nutriente em comparação aos homens. Leia também Saúde Whey protein ou creatina? Como decidir em qual suplemento investir Saúde Creatina reduz o estresse oxidativo, sugere pesquisa Saúde Nutricionista esclarece três dúvidas sobre suplementação de creatina Saúde Cansaço excessivo na menopausa: entenda as causas e como tratar O estudo liderado pelos pesquisadores Abbie Smith-Ryan, Hannah Cabre, Joan Eckerson e Darren Candow mostra que a suplementação com creatina na “pré-menopausa” melhora a força e o rendimento nos exercícios. As mulheres na pós-menopausa podem experimentar benefícios no tamanho e função do músculo esquelético ao consumir altas doses de creatina. Também existem evidências que indicam resultados positivos da creatina no humor, cognição e, possivelmente, no restabelecimento dos níveis de energia do cérebro e da homeostase. “O impacto da suplementação em mulheres está principalmente relacionado aos efeitos positivos na saúde muscular, pois auxilia a dar suporte, tratar e prevenir declínios que podem prejudicar a funcionalidade e, assim, a qualidade de vida”, explica a nutricionista Juliana Vieira, da unidade de Cardiologia do Exercício do Hospital Sírio-Libanês. Leia a matéria completa no portal SportLife, parceiro do Metrópoles. Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Notícias Aprenda receita de suco que emagrece e previne o envelhecimento 1 de março de 2025 Presente em muitas dietas saudáveis, o chuchu pode surpreender quando consumido na forma de suco. Além de ser uma maneira diferente de incluí-lo na alimentação, ele auxilia na hidratação, contribui para a perda de peso e combate o envelhecimento precoce devido à sua ação antioxidante. Combinado com ingredientes como limão… Read More
Fungo raro pode matar células do câncer de pulmão, sugere estudo 1 de setembro de 2025 Cientistas da Universidade Nacional de Taiwan e da Universidade Nacional Yang Ming Chiao Tung descobriram que um fungo raro pode ser capaz de matar células do câncer de pulmão. A espécie Antrodia cinnamomea é encontrada somente em Taiwan, na Ásia, e cresce associada à cânfora. As descobertas foram publicadas em… Read More
Notícias Austrália: clínica de fertilização troca embriões pela segunda vez 11 de junho de 2025 No centro de um escândalo, a Monash IVF, uma das principais redes de clínicas de fertilização da Austrália, anunciou que trocou inavertidamente os embriões de mais uma paciente. É o segundo caso descoberto na instituição nos últimos três meses. A mulher afetada recebeu um embrião diferente do previsto em seu… Read More