As baixas temperaturas influenciam diretamente nossos hábitos alimentares, tenho certeza de que quando bate aquele friozinho você sente necessidade de comer alimentos mais quentes e ricos em carboidratos, e isso é normal!
Naturalmente nosso corpo pede por alimentos mais calóricos nesta época do ano, pois para se manter aquecido o corpo gasta mais calorias, logo ele precisa que a ingestão calórica seja maior. Por isso é tão comum a busca e desejo por esses alimentos quando chega o inverno, mas é importante incluir alimentos estratégicos para evitar que esse desejo por alimentos mais calóricos não torne sua alimentação monótona e traga exageros alimentares.
Incluir alimentos que tenham boa composição de fibras alimentares e proteínas é super interessante, já que as fibras e proteínas vão contribuir com a plenitude gástrica, evitando beliscadas ao longo do dia.
É interessante a cada refeição unir um alimento que você deseja a uma fibra ou proteína, assim é possível ficar saciada por mais tempo. Em nossas lojas é possível encontrar opções de fibras que você pode incluir na sua alimentação:
– Psyllium: essa é uma fibra que não possui sabor, casa bem receitas doces e salgadas e pode ser usado em massas para dar liga e maciez.
– Farinha de banana verde: obtida da casca da banana verde, é uma farinha riquíssima em fibras, que pode ser usada em massas, bolos e biscoitos, junto de outras farinhas para trazer uma boa textura, como farinha de aveia e de amêndoas por exemplo.
– Blend de fibras alimentares: existem opções de suplementos de fibras alimentares de forma isolada e em mix de mais de um tipo de fibra, podendo ser com ou sem sabor. Ideal para adicionar em bebidas.
Os alimentos ricos em fibras além de promover saciedade, também auxiliam o funcionamento intestinal, contribuem para redução dos níveis de colesterol e ajudam a reduzir a glicemia.
Além das fibras, as proteínas também são grandes aliadas em uma alimentação estratégica no inverno. Esse macronutriente também contribui para saciedade e é importantíssimo para manutenção de massa muscular e de todos os tecidos do organismo.
Alimentos como feijão, lentilha, aveia, grão de bico, ovos, iogurtes, carnes e queijos são boas fontes de proteína e devem estar presentes nas refeições do dia a dia. Uma alternativa prática para o consumo de proteínas é a suplementação, existem opções como a proteína do soro do leite, proteínas vegetais e até da carne. Por ser uma suplementação em pó e com sabores variados facilitam o consumo em momentos do dia que não é possível fazer uma receita mais elaborada.
Fonte: Vanessa Rocha – Nutricionista da Rede Mundo Verde.
Vanessa Rocha é nutricionista registrada CRN-3 66691, formada pela universidade São Judas, especialista em Comportamento alimentar, pós-graduanda em Nutrição clínica e esportiva e em Saúde pública.
Atua no departamento de nutrição do MV, onde é responsável por treinamentos internos e elaboração de conteúdos científicos.
Referências:
TOSTA, Eduardo. Melhorar a imunidade em tempos de coronavírus. 2020.
Secretaria Estadual da Saúde. “Fome ou vontade de comer?”. Disponível em: https://portaldenoticias.saude.sp.gov.br/fome-ou-vontade-de-comer/. Data de acesso: 28/06/2024.