Durante as altas temperaturas desta estação o nosso apetite tende a reduzir, principalmente por aqueles alimentos mais gordurosos, que pesam no corpo, por conta da digestão ser mais lenta, por isso, para os dias quentes de verão nada melhor do que apostar em alimentos mais leves e saudáveis.
Saber o que comer no verão de forma estratégica ajuda a combater a moleza causada pelo calor. Quando consumimos alimentos calóricos precisamos de mais energia para digerir, o que pode causar aquela sonolência pós-refeição, dessa forma, comer alimentos menos gordurosos nos ajuda a nos manter alerta e mais dispostos.
Como ter uma alimentação leve?
Uma ótima pedida para o verão são as frutas, que podem ser consumidas in natura, em sucos, vitaminas, smoothies, como base de sorvetes caseiros ou até mesmo congeladas que ficam super refrescantes. Além das frutas, é importante adicionar nas principais refeições uma boa porção de vegetais, que dominem pelo menos metade do prato, os vegetais são alimentos leves e pouco calóricos, que não trazem a sensação de estufamento após a refeição.
Investindo no consumo de vegetais e frutas alaranjadas-vermelho-amareladas você vai garantir a ingestão de betacaroteno, que é uma provitamina, que contribui para um bronzeado uniforme e duradouro. Alimentos como laranja, cenoura, abóbora, manga, acerola e beterraba são boas fontes de betacaroteno, que vão unir a nutrição com o bronzeado perfeito para o verão.
Um outro ponto importante é levar em consideração a hidratação, aposte em chás gelados, água de coco e muita água para manter a hidratação em dia, isso vai contribuir para o equilíbrio térmico do seu corpo. E vale lembrar que refrigerantes, bebidas adoçadas e bebidas alcoólicas não entram na conta quando o assunto é hidratação, pois causam efeito contrário.
No blog do Mundo Verde e em nossas redes sociais, você encontra ideias de receitas leves e saudáveis, como o smoothie de kiwi e banana, por exemplo, para compor a sua alimentação nesse verão, acesse através do Instagram @mundoverde_brasil.
Fonte: Vanessa Rocha – Nutricionista da Rede Mundo Verde.
Vanessa Rocha é nutricionista registrada CRN-3 66691, formada pela universidade São Judas, especialista em Comportamento alimentar, pós-graduanda em Nutrição clínica e esportiva e em Saúde pública.
Atua no departamento de nutrição do MV, onde é responsável por treinamentos internos e elaboração de conteúdos científicos.
Referências:
EMATER. Rio Grande do Sul/ ASCAR. Saúde e alimentação no verão. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.12287/47726. 2010.
CÂNDIDO, Cynthia Cavalini, et al. Nutrição Guia Prático. Editora Iátria, 6° edição, 2015.