Alimento surpreendente e popular pode reduzir o ronco, sugere estudo Ouvir 2 de dezembro de 2024 Quem ronca não atrapalha apenas a noite da pessoa que dorme no mesmo quarto, mas também a própria saúde. O ronco afeta a qualidade do sono, provocando sintomas como cansaço, sonolência e irritação ao longo do dia, além de problemas de saúde a longo prazo. Pesquisadores da Universidade de Chengdu, na China, descobriram que um alimento comum da geladeira do brasileiro pode ajudar a reduzir o ronco. De acordo com o estudo publicado na revista Sleep Medicine no fim de outubro, pessoas que consomem queijo regularmente têm um risco 28% menor de ter apneia do sono. Leia também Saúde Remédio para perda de peso reduz apneia do sono em 52% dos pacientes Saúde Joe Biden: entenda os riscos da apneia, condição do presidente dos EUA Saúde Nenhum ronco é inofensivo, avisa especialista. Entenda riscos à saúde Saúde Ronco alto pode indicar maior risco de Alzheimer, diz pesquisa De acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), a apneia do sono é um distúrbio que faz com que a respiração durante o sono seja excessivamente superficial ou aconteça com pausas de 10 segundos ou mais. A ausência de descanso e a má qualidade do sono podem levar a problemas de saúde, como aumento de risco cardiovascular, hipertensão, arritmia cardíaca e insuficiência cardíaca, diabetes e problemas de memória e de concentração. Para fazer o estudo, os pesquisadores analisaram dados de 400 mil britânicos registrados no UK Biobank e no FinnGen Biobank. A avaliação foi focada na ingestão de queijo e o impacto potencial dele na apneia do sono por meio de vários biomarcadores. “Os resultados revelaram uma associação inversa significativa entre o consumo de queijo e o risco de apneia do sono, indicando que uma maior ingestão de queijo está associada a uma probabilidade reduzida de desenvolver o distúrbio”, escreveram os pesquisadores no trabalho. Foram encontrados pelo menos 20 motivos pelos quais o queijo pode reduzir o risco de apneia do sono, incluindo o aumento da testosterona e a diminuição da pressão arterial após o consumo. Embora mais estudos precisem ser feitos para comprovar a relação, a pesquisa dá um norte interessante sobre a importância da alimentação na qualidade do sono. “Essas descobertas ressaltam o potencial de intervenções dietéticas em estratégias de saúde pública voltadas para a redução da prevalência de apneia do sono e riscos de saúde associados”, afirmam os cientistas. Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Robô humanoide realiza cirurgia em animal vivo pela primeira vez 23 de julho de 2026 Estudo publicado na Nature mostrou que cirurgiões conseguiram remover a vesícula de porcos usando robôs humanoides controlados à distância Read More
Assistolia fetal: como é o método para interromper gravidez avançada 17 de junho de 2024 A assistolia fetal consiste na utilização de medicações para interromper os batimentos cardíacos do feto, garantindo com que ele seja retirado do útero sem sinais vitais. O procedimento é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) quando há necessidade de interromper gestações que tenham avançado mais de 20 semanas. O… Read More
Saiba como manter o equilíbrio alimentar nas celebrações de fim de ano 17 de dezembro de 2024 O final de ano é uma época muito aguardada pelos brasileiros. A temporada traz consigo uma série de comidas típicas, como rabanada, farofa, salpicão e panetone. Por isso, a preocupação acerca do equilíbrio alimentar e da manutenção da dieta é comum. O segredo para a preservação da saúde e do… Read More