Se você está entre as pessoas que almoçam fora de casa todos os dias, já deve ter passado por uma infecção intestinal, pois nem sempre dá para confiar na qualidade, preparo e conservação do alimentos.
Os sintomas de infecção intestinal são vômitos, diarreia, cólicas ou sensação de estufamento provocada pelo excesso de gases. A causa, geralmente, está relacionada à ingestão de alimentos contaminados com microrganismos, com bactérias e fungos.
A nutricionista Jhenevieve Cruvinel sugere um hábito simples para evitar problemas nessa seara: vez ou outra ingerir uma xícara de chá de alecrim com limão antes ou após as refeições.
Por que tomar chá de alecrim com limão antes das refeições?
“O chá de alecrim com limão é bactericida, tem o poder de matar bactérias que fazem mal ao trato intestinal. Se a pessoa frequenta muito restaurantes, ela deve, vez ou outra, tomar a infusão pensando em sua saúde intestinal.
Saiba outros benefícios do chá alecrim com limão:
1. Diurético natural: ele aumenta a produção de urina, o que ajuda o organismo a eliminar os líquidos e as toxinas acumuladas;
2. Saúde do cérebro: alguns estudos já mostraram benefícios do alecrim para as funções cerebrais. O ácido carnósico presente na planta seria capaz de diminuir a produção de radicais livres;
3. Preserva a visão: o ácido carnósico também é responsável por combater a degeneração macular, uma condição que debilita a retina e leva à perda progressiva da visão;
4. Melhora a circulação: o alecrim possui efeito antiplaquetário, significa que ajuda a evitar a formação de coágulos sanguíneos. É indicado como tratamento auxiliar em períodos pré e pós-operatórios;
5. Combate inflamações: a bebida ajuda a aliviar a dor, o inchaço e o mal estar. Nesse caso, se juntam as propriedades detox do alecrim com as do limão.
Pode tomar chá de alecrim com limão todos os dias?
O chá de alecrim é considerado bastante seguro, no entanto, quando consumido em excesso pode causar náuseas e vômitos. A nutricionista Jhenevieve Cruvinel explica que a bebida pode ser consumida diariamente, mas é importante moderar a quantidade e não substituir o consumo de água pelo chá. “A indicação é de uma a duas xícaras por dia que é a dose considerada segura para a maioria das pessoas”, afirma.
Há contraindicação para pessoas que apresentam condições de saúde específicas, como hipertensão, problemas renais ou gastrointestinais. Grávidas e lactantes também devem consultar um profissional da saúde, médico ou nutricionista antes de começar a consumir o chá.
Pessoas com pressão alta que tomam medicamentos para controlá-la não devem tomar o chá, pois ele pode causar uma queda abrupta de pressão, levando a desmaios e tonturas.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!