Bebê tem alterações na genitália após contato com testosterona do pai Ouvir 13 de julho de 2025 Um caso raro ocorrido na Suécia chamou a atenção de médicos após uma bebê de 10 meses apresentar alterações nas partes íntimas ao ter contato direto com o gel de testosterona usado pelo próprio pai. A menina costumava ser colocada deitada sobre o peito nu do homem, como parte da prática conhecida como contato pele a pele, bastante recomendada nos cuidados com recém-nascidos. O pai, no entanto, fazia uso de uma reposição hormonal com testosterona em gel. Ao aplicar o produto e depois segurar a filha sem roupas, acabou expondo a criança a níveis elevados do hormônio. O que é testosterona? A testosterona é o principal hormônio sexual masculino. Ela é produzida, em maior parte, nos testículos, mas também pelas glândulas suprarrenais, localizadas acima dos rins. É esse hormônio que provoca o engrossamento da voz, o crescimento de pelos no corpo e o aumento dos genitais durante a puberdade. Além de influenciar o desejo sexual e a produção de esperma, a testosterona também atua no fortalecimento dos ossos e dos músculos, além de interferir na forma como o corpo armazena e distribui a gordura. As mulheres também produzem pequenas quantidades de testosterona, tanto nos ovários quanto nas glândulas suprarrenais. Nelas, o hormônio contribui para a saúde muscular, óssea e reprodutiva. Com o tempo, os pais perceberam que havia algo diferente. O clitóris da bebê aumentou de tamanho e os lábios vaginais começaram a se fechar, o que motivou a busca por atendimento médico. Após exames, os profissionais constataram que a exposição ao hormônio foi a causa das alterações. A partir do momento em que o uso do gel foi interrompido ou passou a ser feito com os devidos cuidados, os efeitos no corpo da menina começaram a regredir. Leia também Saúde Entidades médicas alertam sobre o uso de testosterona em mulheres Celebridades Médico de Amado Batista revela que cantor deu um plus na testosterona Saúde Testosterona: veja riscos e contraindicações do hormônio anabolizante Saúde Testosterona baixa: saiba sinais do problema em homens jovens Casos semelhantes já foram registrados por médicos suecos O caso foi descrito por Jovanna Dahlgren, professora especialista em endocrinologia pediátrica no Hospital Universitário Sahlgrenska, em Gotemburgo. Em entrevista ao jornal sueco Göteborgs-Posten, ela relatou que esse não foi o único episódio. Segundo a profissional, há pelo menos meia dúzia de casos semelhantes envolvendo crianças expostas a hormônios usados por adultos próximos. “Acho que as pessoas nem sempre entendem o quão potentes esses tratamentos são”, afirmou. Jovanna também contou que acompanhou o caso de um menino que desenvolveu seios após contato com um creme hormonal usado pela mãe durante tratamento com estrogênio. A médica destacou que o risco de exposição acidental é real e que pais e responsáveis precisam ser orientados sobre o uso correto dessas substâncias. Em países como o Reino Unido, órgãos reguladores já exigem que fabricantes incluam alertas nas embalagens de géis hormonais e reforcem a importância de lavar bem as mãos e evitar contato direto com crianças após o uso. Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Notícias Conheça semente com mais potássio e magnésio que a banana 10 de fevereiro de 2025 Pequena no tamanho, mas grande em nutrientes, a semente de abóbora é uma excelente fonte de potássio, magnésio, fibras e gorduras boas, contribuindo para a saúde do coração, dos músculos e do intestino. Versátil, ela pode ser consumida torrada, em saladas ou adicionada a receitas. A quantidade de minerais presente… Read More
Energético faz mal à saúde? Entenda os efeitos da bebida 8 de maio de 2025 Por todo o Brasil, muitas pessoas amam os energéticos. Tanto é que uma pesquisa realizada pela empresa de dados Kantar revela que o mercado de energéticos no Brasil tem tido um grande aumento em consumo fora do lar, com um crescimento de 54% em consumidores alcançados em um ano. Porém,… Read More
SP registrou 1º óbito por febre amarela de 2024. Veja como prevenir 5 de maio de 2024 O estado de São Paulo registrou o primeiro óbito do ano em decorrência da febre amarela. Além deste caso, outras pessoas infectadas com o vírus foram identificadas no país, mas seguem em recuperação. Esse cenário acendeu um alerta para as autoridades de saúde. A febre amarela é uma doença infecciosa… Read More