Beber suco na infância diminui risco de obesidade na vida adulta Ouvir 2 de maio de 2024 Uma pesquisa publicada no European Journal of Clinical Nutrition revelou que consumir refrigerantes antes dos dois anos de idade aumenta as chances de estar com sobrepeso no início da vida adulta. Por outro lado, ter o hábito de beber suco de frutas ajuda na manutenção de hábitos alimentares mais saudáveis. Feito por pesquisadores da Universidade de Swansea, do Reino Unido, o trabalho acompanhou 14 mil crianças britânicas desde o nascimento até a idade adulta. Quando essas crianças completaram dois anos de idade, perguntaram aos pais se entre os 15 meses e 2 anos a criança foi exposta a alguma bebida industrializada, podendo ser refrigerante ou sucos. A pesquisa é considerada a mais longa sobre o tema. Leia também Vida & Estilo Paladar infantil? 5 dicas para melhorar a alimentação das crianças Saúde Férias escolares: 5 dicas para manter uma boa alimentação das crianças Saúde Veja comidas que não podem faltar na alimentação das crianças Suco de fruta x refrigerante Os resultados mostraram que as crianças que beberam refrigerantes ou sucos industrializados antes dos dois anos de tinham mais peso ao completar 24 anos. Os pesquisadores observaram que aos três anos de idade, as crianças que bebiam refrigerante consumiam mais calorias, gordura, proteínas e açúcar, e menos fibras, enquanto aquelas que tomavam suco de maçã puro consumiam menos gordura e açúcar e maior quantidade de fibras. Além disso, as crianças que tomavam mais suco se tornaram adultos que comiam mais peixe, frutas e vegetais, enquanto os que beberam refrigerante na infância ingeriam mais hambúrgueres, salsichas, pizza, batatas fritas, carne, chocolate e doces na vida adulta. O professor David Benton, principal pesquisador do estudo, disse que os hábitos alimentares da infância estabelecem um padrão alimentar que pode leva ao ganho de peso. “É importante garantir que a criança desenvolva um bom hábito alimentar: oferecendo menos gordura e açúcar. O suco de frutas acrescenta vitamina C, potássio, ácido fólico e polifenóis vegetais à dieta”, recomendou o professor, em comunicado à imprensa. Os cientistas esperam que as descobertas encorajem os pais a prestar mais atenção aos hábitos alimentares dos filhos já nos primeiros anos de vida. Recomendação da OMS A Organização Mundial de Saúde (OMS), destaca que estudos avaliando o consumo de sucos não revelaram evidências de impacto negativo para a saúde. No entanto, como os sucos concentrados são ricos em açúcar natural, ainda é recomendado evitar o consumo, especialmente antes do primeiro ano de vida. 3 Cards_Galeria_de_Fotos Quem tem diabetes sabe que existem muitos alimentos que devem ser evitados, em especial os ricos em gorduras ruins, sal e, é claro, o açúcar. Por outro lado, também há uma lista de alimentos que devem ser inseridos no cardápio para ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue controlados The Picture Pantry/ Getty Images ***salmao-alimentos-que-ajudam-no-controle-da-diabetes.jpg Um dos alimentos naturais que podem ajudar a controlar a diabetes é o salmão, que é rico em nutrientes essenciais, como a vitamina D, proteína e niacina. Sem mencionar o ômega-3, que pode ajudar a proteger a saúde do coração e a reduzir inflamações associadas à doença Catherine Falls Commercial/ Getty Images ***laranja-alimentos-que-ajudam-no-controle-da-diabetes.jpg A laranja é outro alimento natural que pode ajudar no controle da diabetes, pois além de ajudar a reduzir os níveis de colesterol, ela possui fibras que auxiliam na compactação do tempo em que o açúcar da fruta é absolvido no organismo. Dessa forma, atua no controle da glicose no sangue. Além disso, tem baixo índice glicêmico Alexander Spatari/ Getty Images ***couve-laranja-alimentos-que-ajudam-no-controle-da-diabetes.jpg A couve é rica em diversos nutrientes essenciais para quem tem diabetes. Isso porque além de apresentar vitamina A, C, B6 e K, ela tem ácido fólico, magnésio, cálcio, fibras, oxidantes e sequestrantes dos ácidos biliares, substâncias que diminuem o colesterol e limitam a absorção de gordura pelo organismo LauriPatterson/ Getty Images ***aveia-alimentos-que-ajudam-no-controle-da-diabetes.jpg A aveia é um dos alimentos naturais que apresentam beta-glucana na composição, uma espécie de fibra saudável para o coração que retarda a digestão e, consequentemente, impede o descontrole de açúcar no sangue (hiperglicemia) Dougal Waters/ Getty Images ***feijoes-alimentos-que-ajudam-no-controle-da-diabetes.jpg Feijões são alimentos ricos em fibras e em proteínas com baixo índice glicêmico, que ajudam a impedir oscilações nos níveis de açúcar no sangue e também retardam o aumento dos níveis de glicose Aleksandr Zubkov/ Getty Images ***canela-alimentos-que-ajudam-no-controle-da-diabetes.jpg Segundo especialistas do Annals of Family Medicine, a canela é bastante benéfica para ajudar no controle do açúcar no sangue de pessoas com diabetes tipo 2. Isso porque ela é capaz de diminuir os níveis de hemoglobina glicada e melhorar a disponibilidade da insulina Westend61/ Getty Images ***linhaca-alimentos-que-ajudam-no-controle-da-diabetes.jpg O consumo de pequenas porções (ao menos cinco vezes por dia) de sementes de linhaça é indicado para quem tem diabetes. Além de ser fonte de magnésio, que ajuda a controlar a liberação de insulina no organismo e controlar a glicemia, é rica em fibras e boas gorduras Arletta Cwalina / EyeEm/ Getty Images ***amendoas-alimentos-que-ajudam-no-controle-da-diabetes.jpg Excelente fonte de gorduras insaturadas, que diminui o colesterol ruim e aumenta o bom, pobre em carboidratos e rica em magnésio, proteína, ferro, zinco, fibra e vitamina B e E, as amêndoas ajudam a reduzir o risco de diabetes tipo 2 e também ajuda no controle da doença Elizaveta Antropova/ Getty Images ***cha-verde-alimentos-que-ajudam-no-controle-da-diabetes.jpg Indicado para quem tem diabetes, doenças cardíacas e câncer, o chá-verde ajuda a regular a glicose no organismo e é rico em polifenóis e antioxidantes ATU Images/ Getty Images ***vinagre-de-maca-alimentos-que-ajudam-no-controle-da-diabetes.jpg O vinagre de maçã é outro alimento natural que ajuda no controle da diabetes. Isso porque ajuda a retardar a absorção do açúcar e melhora significativamente a sensibilidade à insulina ou resistência a ela. O consumo diário ao equivalente a duas colheres de vinagre de maçã adicionada nas refeições é o indicado jayk7/ Getty Images Voltar Progredir 0 Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Tristeza natalina? Entenda quando é necessário procurar ajuda 19 de dezembro de 2023 Dezembro é visto como um mês de festividades para muitas pessoas, mas é também neste período que muitas outras sofrem por vários fatores. Ansiedade, estresse, angústia e até melancolia podem surgir com maior intensidade nesta época do ano. Então, quais são os sinais que podem indicar um quadro de transtorno… Read More
Saiba para que serve o chá de sene e fique atento às contraindicações 2 de novembro de 2024 O chá de sene é uma bebida com efeitos laxativos, normalmente indicado como um remédio caseiro para problemas gastrointestinais, como a constipação ocasional. A bebida acabou se popularizando também como uma alternativa de emagrecimento rápido, mas profissionais de saúde alertam que o uso indevido pode trazer riscos para a saúde. Leia… Read More
Notícias Faustão: transplante de coração rápido não é ponto fora da curva 28 de agosto de 2023 Apesar de a média de tempo de espera por um transplante de coração no Brasil estar entre dois e quatro meses, a realização do procedimento rapidamente, como ocorreu com apresentador de TV Faustão neste domingo (27/8), não chega a ser uma raridade. Foram realizados 262 transplantes de coração no Brasil… Read More