Brasil retoma produção nacional de insulina após duas décadas Ouvir 12 de julho de 2025 Depois de mais de 20 anos sem fabricar insulina, o Brasil retomou nessa sexta-feira (11/7) a produção nacional do medicamento. O primeiro lote, com mais de 200 mil unidades, foi entregue ao Ministério da Saúde em cerimônia na fábrica da empresa Biomm, em Nova Lima (MG). O medicamento será destinado ao Sistema Único de Saúde (SUS), que distribui insulina gratuitamente para pessoas com diabetes. Saiba sinais que podem indicar que você tem diabetes Sensação de cansaço e irritabilidade. Visão turva Sede excessiva. Fome frequente. Boca seca. Doença periodontal. Feridas que demoram para cicatrizar. Formigamento nos pés e mãos. Perda de peso. Coceira ao redor do pênis ou vagina, ou episódios recorrentes de candidíase. Vontade excessiva de urinar. Coceira na pele. Manchas escuras na pele. Infecções frequentes. A retomada da produção acontece por meio de uma parceria entre o laboratório público Fundação Ezequiel Dias (Funed), a empresa brasileira Biomm e a farmacêutica indiana Wockhardt, responsável pela transferência de tecnologia. A iniciativa faz parte do programa Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP), criado para fortalecer a autonomia do Brasil na fabricação de insumos estratégicos para a saúde. Segundo o Ministério da Saúde, o lote entregue contém 67.317 frascos de insulina regular e 140.068 de insulina NPH. A previsão é que, ao final da transferência de tecnologia, o país esteja apto a produzir metade da demanda das duas versões do medicamento distribuídas pelo SUS, o equivalente a cerca de 45 milhões de doses por ano. Redução da dependência externa A estimativa da pasta é que cerca de 350 mil pessoas com diabetes sejam beneficiadas com a medida, que recebeu investimento de R$ 142 milhões. Em 2025 e 2026, os contratos firmados preveem a entrega de 8 milhões de unidades de insulina à rede pública, entre frascos e canetas. Leia também Saúde SUS passa a oferecer dois novos tratamentos para endometriose Saúde Nova vacina no SUS: o que muda na proteção de bebês contra meningite Saúde Implante contraceptivo hormonal de longa duração será oferecido no SUS Saúde SUS passa a oferecer tratamento integral para a dermatite atópica Para o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a iniciativa representa um avanço na soberania sanitária do país. “Uma ação como essa garante que, mesmo em momentos de crise, o Brasil tenha segurança no abastecimento de um medicamento essencial. Aproximadamente 10% da população brasileira tem diabetes, e parte dessas pessoas depende de insulina para sobreviver”, afirmou Padilha, em comunicado. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, recebeu nesta sexta-feira (11), na fábrica da Biomm, em Nova Lima, em Minas Gerais, o primeiro lote de insulinas produzidas por meio de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP). O governo também anunciou uma nova parceria para produção nacional da insulina glargina, usada no tratamento de diabetes tipo 1 e tipo 2. A PDP envolve a Fiocruz (Bio-Manguinhos), a Biomm e a farmacêutica chinesa Gan & Lee, com previsão de fabricação de 20 milhões de frascos do medicamento. Produção será totalmente nacional A partir do recebimento do primeiro lote, tem início o processo de transferência de tecnologia para a Funed e a Biomm, que passarão a produzir o medicamento desde a fabricação do insumo farmacêutico ativo até a entrega do produto final. A expectativa é que, ao fim dessa etapa, o Brasil tenha plena capacidade de fabricar o medicamento no território nacional e abastecer o SUS com autonomia. O programa Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo busca reduzir a dependência internacional e fortalecer a produção local de medicamentos e insumos. Atualmente, o SUS oferece quatro tipos de insulina: as humanas NPH e regular, e duas versões análogas de ação rápida e prolongada. A assistência é gratuita e inclui desde o diagnóstico até o acompanhamento contínuo por equipes multiprofissionais na Atenção Primária à Saúde. Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto! Notícias
Jovem descobre meningite bacteriana após sentir dor de cabeça forte 12 de setembro de 2025 A britânica Eliana Shaw-Lothian, de 20 anos, acreditava estar lidando com uma indisposição comum quando começou a sentir dores de cabeça fortes e febre alta em 2023, poucos dias depois de ingressar na universidade. A jovem, natural do Reino Unido, só procurou atendimento médico depois que os sintomas se agravaram,… Read More
Henri Castelli no BBB: o que é convulsão e o que fazer em uma crise 14 de janeiro de 2026 O ator deixou a primeira prova do líder do BBB 26 depois de passar mal. Participantes pediram por ajuda à produção Read More
Notícias Após sentir dor nas costas, mulher é diagnosticada com câncer terminal 3 de julho de 2025 Um sinal comum mudou completamente a vida da norte-americana Elisa Beth Magagna. Em 2020, a escritora começou a sentir dores intensas nas costas que chegaram a impedir sua locomoção. Ao procurar ajuda médica, os profissionais descartaram algo mais sério, mas ainda assim a mulher não se convenceu. A intensidade da… Read More